Plastprime

Bem-estar no ambiente de trabalho

Promover o bem-estar no ambiente de trabalho deve ser considerada uma prioridade para empresas que desejam ter seus colaboradores motivados, felizes e produtivos com as suas atividades.

Isso porque já está comprovado que colaboradores satisfeitos trabalham melhor. Pensando nisso, para te ajudar a identificar formas de promover o bem-estar no ambiente de trabalho, separamos algumas dicas para te ajudar. Continue a leitura:

Como trazer bem-estar ao ambiente de trabalho 

colegas de trabalho unidos.

A promoção do bem-estar pode ser trabalhada de diversas maneiras, através de iniciativas que melhorem o clima organizacional, organização de atividades físicas, com a flexibilização da rotina do colaborador ou com cuidados no ambiente físico em si. 

Clima organizacional

O clima organizacional é fundamental para manter o bem-estar no ambiente de trabalho. Afinal de contas de nada adianta ter um escritório bonito e repleto de mimos para os colaboradores se o clima é negativo, pessimista, com fofocas e intrigas.

Para tal, é importante que os gestores entendam quais são as expectativas, frustrações e desafios dos colaboradores. É preciso saber gerenciar e evitar crises no ambiente de trabalho, promover um ambiente onde o feedback seja valorizado e o clima organizacional seja positivo.

Flexibilidade 

A flexibilização da rotina de trabalho é uma tendência já bastante forte em empresas de tecnologia, mas que começa a ser adotada também em outros setores.

A possibilidade de trabalho remoto (home office) em alguns dias da semana traz bem-estar aos colaboradores que não precisam se deslocar, pegar trânsito e podem assim dedicar esse tempo a outras coisas.

A adoção de uma jornada flexível que permite que o trabalhador chegue mais cedo quando precisar sair mais cedo, ou também que chegue mais tarde quando necessário, e acabe ficando até mais tarde, também é vista como muito positiva pela maioria das pessoas.

Plantas no ambiente de trabalho

Ornar o ambiente de trabalho com plantas, sejam elas em vasos ou através de um jardim vertical, faz com que o espaço se torne um local mais agradável e relaxante, trazendo bem-estar ao ambiente de trabalho.

Além de trazer cor, vida e uma agradável sensação aos escritórios, a presença de plantas ajuda a aumentar a umidade relativa do ar. Esse ponto é especialmente importante em ambientes que costumam ficar com o ar condicionado ligado o tempo todo, pois este diminui a umidade do ar. Nesse caso, as plantas podem ajudar a contrabalancear a umidade. 

Além do uso de plantas, existem outras ações ligadas à sustentabilidade que podem também colaborar com o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Iluminação natural

A concepção de espaços que façam bom uso da luz natural contribui com o bem-estar no ambiente de trabalho. 

Isso porque quando o ambiente é iluminado com luz natural, obtém-se a regularidade do relógio biológico, o que traz melhora no humor, no metabolismo e no sistema imunológico. Também existe o aspecto de higiene, visto que a luz solar pode contribuir com a limitação do crescimento de bactérias.

Ademais dos aspectos fisiológicos, a luz solar pode reduzir os efeitos da depressão e a estão diretamente relacionados com um maior grau de satisfação com o ambiente. Além disso, também é uma ação amiga da natureza, pois ao utilizar luz natural economiza-se com a iluminação artificial, que consome energia elétrica.

Atividade física para o bem-estar

Os benefícios de atividade físicas para a saúde do corpo e da mente já são bastante conhecidos e difundidos. Quando a empresa incentiva a prática de atividades físicas entre seus colaboradores, os resultados no bem-estar no ambiente de trabalho são facilmente sentidos.

O incentivo à prática de esportes pode ser viabilizado de diferentes formas:

Práticas para trazer bem-estar

Como vimos, é possível promover o bem-estar no ambiente de trabalho através de práticas variadas. Independente do orçamento e das ferramentas disponíveis, sempre existem formas simples de tornar esses espaços mais agradáveis aos trabalhadores.

Se você gostou desse conteúdo e está interessado em saber mais sobre bem-estar no ambiente de trabalho, sugerimos que continue a leitura com o artigo 7 tendências de construção corporativa.

Sair da versão mobile