Como ter uma horta em apartamento?

Você tem vontade de ter sua própria horta, mas mora em apartamento? Não se preocupe: hoje trouxemos dicas para que seja possível cultivar temperos sem sair de casa!

Acredite: ter uma horta em apartamento é mais simples do que você pensa, basta se dedicar e tomar alguns cuidados com a manutenção. Acompanhe.

A escolha do local da sua horta

A primeira coisa que você precisa planejar é o local da horta em apartamento. Para fazer uma boa escolha, lembre-se que precisa ser um ambiente que pegue claridade (natural) e ventilação, preferencialmente.

Áreas de serviço e sacadas são os locais mais indicados, mas, para hortas menores, vale qualquer cantinho: até a janela da cozinha, viu?

Como montar sua horta em apartamento?

A sua horta pode ser montada de várias formas, basta você escolher a que mais combina com o seu espaço.

A primeira ideia (e a mais prática!) é optar por estruturas prontas, disponíveis no mercado. As chamadas hortas verticais são estruturas elaboradas para simples instalação nas paredes, e a única coisa que você precisa fazer é plantar suas especiarias!

Outra ideia é utilizar o conceito de horta vertical, mas construindo-a conforme sua preferência. Você pode utilizar materiais como vasos, prateleiras, vidros, caixas de madeira, garrafas plásticas, latas, pallets, etc.

Basta usar sua criatividade! A Isto!, por exemplo, tem módulos e cachepôs lindos que podem lhe ajudar a colocar essa ideia em prática!

Caso você queira uma proposta mais clássica, pode utilizar uma estante para colocar sua horta ou, então, encontrar aquele espaço especial no seu móvel sob medida para alocar suas mudinhas. Qualquer lugar é válido, desde que respeite as regrinhas básicas de ventilação e de necessidade de iluminação, ok?

As melhores opções para sua horta em apartamento

As melhores opções para plantio no apartamento são aquelas espécies que possuem raízes curtas. Invista em hortaliças, temperos e ervas que exijam menos espaço e que poderão desenvolver-se mesmo em lugares pequenos.

Entre as mais indicadas estão alface, alecrim, salsinha, cebolinha, manjericão, pimenta e hortelã. Além especiarias utilizadas comumente em qualquer cozinha, elas possuem bom desenvolvimento dentro de apartamentos.

Mas, claro, se você tem espaço e disposição para se dedicar, pode ir além e investir em outras mudas com o tempo!

Cuidados especiais com a horta em apartamento

Se você deseja ter uma horta, é preciso ter alguns cuidados simples.

A preparação do solo é o primeiro passo para garantir a saúde da planta, e, por isso, é importante manter a terra fértil, com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento de sua horta em apartamento.

O segundo passo é a irrigação, que deve ser feita de acordo com a necessidade de cada espécie. Algumas precisam de água com mais frequência, solo mais úmido, outras sobrevivem melhor à seca… vale pesquisar sobre cada uma individualmente! Ficar de olho nas condições climáticas do ambiente também faz parte desse cuidado. Lembre-se de manter sua horta em local arejado e com luz suficiente.

Fazer adubações regulares, a cada 2 ou três meses, garante que sua horta permaneça saudável e em desenvolvimento – e este é um cuidado que faz diferença.

Ainda que seja uma plantação pequena, vale a precaução contra as pragas. Há diversas soluções de controle caseiras e naturais, que podem ser feitas por você mesmo. Fazer a proteção contra as pragas sem danificar a saúde das plantas é o segredo para uma boa horta em apartamento.

Inspirações para sua horta

Como muitas das coisas boas da vida partem de uma inspiração, agora, para deixar você com ainda mais de vontade de começar a sua horta em apartamento, trouxemos algumas ideias super bacanas do Pinterest.

E então, pronta para ter uma horta em apartamento? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *