Faça você mesmo uma decoração sustentável

Decorar a casa é tudo de bom, não é? E quando a gente consegue fazer isso de forma sustentável, fica ainda melhor. Você pode, por exemplo, fazer paredes verdes ou pequenos jardins. Ou aproveitar materiais que iriam para o lixo, que tal? Então mãos à obra e capriche na bricolagem com as dicas a seguir.

 

PAREDES VERDES

Elas dão um toque de frescor a qualquer ambiente. Podem ser feitas com módulos verticais de jardim ou com cachepôs. Dê uma olhada nestes produtos da ISTO!, que são feitos com materiais recicláveis: https://goo.gl/SlCAYfhttps://goo.gl/4N2O6whttps://goo.gl/ePP2pN.

Outra opção é aproveitar diretamente alguns materiais recicláveis, como latas de aço e alumínio, vidros e potes de plástico. Quando decorados, são ótimos para plantas e podem ser fixados nas paredes.

 

VIVA A MADEIRA!

Você sabia que a madeira é um dos materiais mais sustentáveis? Ela fixa carbono, o que quer dizer que contribui para evitar o efeito estufa e o aquecimento global. Portanto, nada de deixar madeira boa apodrecer. Tem uma mina de ouro – ou de madeira – por aí, é só procurar.

Caixas de madeira, por exemplo, se lixadas e pintadas, dão ótimas prateleiras e podem até virar estantes e mesas. Pallets de madeira podem servir de base para poltronas, sofás e mesinhas de centro e são ótimos para decorar paredes e para fixar cachepôs e vasos. Da mesma forma, carretéis industriais pintados ou encapados com tecido ou adesivos se transformam em ótimas mesinhas.

 

OUTROS MATERIAIS

Em nome da transparência e da cor, reviva as garrafas de vidro! Elas ficam lindas na decoração. Você pode pintá-las com tinta vitral para manter a transparência e depois usá-las como elementos decorativos, vasos, luminárias, abajures e muito mais.

Restos de canos de PVC também são verdadeiros “coringas” na decoração sustentável. Pintados ou encapados podem ser usados como sustentação de estantes, pés de mesa, porta-garrafas, organizadores, escorredores de pratos etc.

E os pneus usados, hein? Eles são um problemão para o meio ambiente. Mas se todos criarmos formas criativas de uso, podemos ajudar a natureza. No jardim, eles são bem úteis. Você pode pintá-los e usá-los como floreiras, delimitadores de canteiros, brinquedos e até para fazer escadarias.

E você, tem alguma dica de uso sustentável de materiais na decoração ou no jardim? Mande pra gente nos comentários abaixo.

  • Quer mais dicas de decoração e jardinagem? Pegue gratuitamente a Revista da ISTO! nos pontos de venda ou baixe o PDF aqui: https://goo.gl/jNiIij

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *