Por que a inovação nos projetos deve ser uma prioridade?

O tripé missão, visão e valores de uma empresa são conceitos fundamentais para criação, organização e desenvolvimento de uma organização. A partir dele, é possível fazer o planejamento estratégico, direcionar os funcionários e criar laços com os clientes.

Sem uma definição estabelecida destes aspectos, uma empresa dificilmente conseguirá resultados positivos em longo prazo, considerando que a missão é o direcionamento que a diretoria dá à empresa, a visão é o seu projeto de futuro e os valores sua personalidade.

Mas não são só as grandes organizações que devem se preocupar com esse tripé. A ideia é que, a partir destes fundamentos, um engenheiro também possa criar a marca de seu trabalho, sendo reconhecido e valorizado por isso.

Ele deve estar sempre atento aos fatores de inovação nos projetos, que são capazes de gerar vantagens competitivas em médio e longo prazo, pois inovar é essencial para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro. Atualmente, entende-se que aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais.

O que é a inovação?

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação, mas pode ser considerado, de forma geral, como a exploração com sucesso de novas ideias. Este sucesso, na maioria os casos, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem aos produtos ou processos são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos podem se relacionar a novos mercados, modelos de negócio, métodos organizacionais e, até mesmo, fontes de suprimentos.

As pessoas, frequentemente, confundem inovação com melhoria contínua e processos relacionados a esse tema. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa e outros. As melhorias contínuas, normalmente, não são capazes de criar vantagens competitivas de médio e longo prazo, mas, sim, de manter a competitividade dos produtos em termos de custo.

A importância da inovação nos projetos

A inovação nos projetos tem a capacidade de agregar valor a eles, produtos e materiais, dando destaque em meio a um ambiente competitivo e enaltecendo sua marca. Em negócios com alto nível de competição, e cujos produtos são praticamente equivalentes entre os ofertantes, aqueles que inovam, seja de forma incremental ou radical, de produto, projeto, processo ou modelo de negócio, ficam em posição de vantagem em relação aos demais.

As inovações são importantes porque permitem que as empresas acessem novos mercados, aumentem suas receitas, realizem parcerias inéditas, adquiram conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas.

O mais interessante é que os benefícios da inovação nos projetos não se limitam às empresas, de forma que países e regiões inovadores possibilitam o aumento do nível de emprego e renda, além do acesso ao mundo globalizado.

Como inovar?

Para que as empresas realizem inovações, é necessário que elas, em primeiro lugar, tomem consciência da importância de inovar no cenário competitivo vigente. Atualmente, é consenso que não há como se tornar uma empresa inovadora sem dar a devida importância ao tema.

A partir daí, elas podem definir uma estratégia que deve estar alinhada aos objetivos, missão, visão e valores da organização. Neste contexto, a atenção para o futuro é uma premissa para a empresa inovar, buscando desenvolver e internalizar ferramentas de gestão do processo de inovação.

Essas soluções devem ser customizadas para cada realidade, levando em consideração o tamanho da empresa, o setor de atuação, a cultura e a estrutura organizacional, o sistema de agentes no qual ela está inserida e suas ambições.

O tema em torno da inovação em processos é complexo, permitindo interpretações e, também, adaptações. Inovar envolve uma série de competências tecnológicas, mercadológicas e gerenciais, e entender esse conceito e praticá-lo demanda tempo, dedicação e investimentos.

Entretanto, o que se pode perceber é que as empresas e profissionais que se tornam verdadeiramente inovadores não se arrependem de ter tomado esse caminho, já que é um passo importante para o sucesso.

E você, promove a inovação nos projetos dos seus clientes? Costuma adotar materiais nas suas obras que podem promover a inovação? Conte pra gente pelos comentários e até próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *