fbpx

10 dicas imperdíveis para sua horta!

O sonho de todos aqueles que têm uma horta em casa é garantir que ela esteja sempre bonita, cheia de vida e, claro, rendendo bons frutos. E a boa notícia é que, entre cuidados de manutenção e segredos de cultivo, é possível sim que esses objetivos sejam atingidos aplicando dicas para hortas que são fáceis de serem postas em prática.

Então, que tal começar? Acompanhe no artigo a seguir algumas dicas para hortas imperdíveis!

Dicas para hortas saudáveis e cheias de vida

1. Escolha bem as espécies

A primeira das dicas para hortas é a escolha das espécies. Pode parecer clichê, mas é o ponto de partida para que o desenvolvimento seja mesmo efetivo. Pesquise muito sobre cada uma das variedades, quais combinam entre si e quais crescerão melhor no seu espaço disponível, considerando, por exemplo, a quantidade de luz solar que incide no local escolhido – não esqueça que há espécies que sobrevivem bem sob pouca luz e outras que demandam exposição direta.

2. Lembre-se: organização é tudo

A organização é muito importante para uma horta bonita e saudável. Por isso, é um ponto de atenção que não pode ser negligenciado. Escolha um espaço adequado e distribua as espécies de acordo com suas necessidades. 

Tenha em mente que espaço enxuto não é sinônimo de desorganização! Há opções de vasos empilháveis, por exemplo, que são ótimos para esses ambientes e que deixam tudo bonito e organizado.

3. As cores estão com tudo!

Também é importante pensar em como sua hortinha irá se encaixar no restante de sua decoração. E uma das tendências que estão super em alta é ter pontos de cor complementando mesmo decorações mais sóbrias. Alguns vasinhos coloridos podem dar outra energia para o ambiente, aposte nessa ideia!

4. Utilize plaquinhas em sua hora

Plaquinhas do tipo DIY ou mesmo compradas prontas e personalizadas deixam a horta mais aconchegante e funcional. Assim, ficará fácil identificar cada espécie e aplicar os cuidados específicos demandados para cada uma delas.

5. Tenha cuidado com as pragas

As pragas podem colocar todo o seu trabalho a perder, por isso, uma das dicas para hortas mais importantes é o controle sobre esses invasores. Invista em pesticidas naturais e fique sempre atenta a qualquer ação desses visitantes indesejados: você precisa agir rápido para garantir o bom desenvolvimento das espécies!

6. Adubar sempre!

A adubação é uma das práticas mais importantes quando o assunto são hortas caseiras e ela precisa ser realizada com periodicidade adequada conforme a espécie em questão. Para isso, dê preferência a opções naturais (como cascas de ovo, borra de café, restos de frutas, etc.) para incentivar ainda mais o crescimento saudável da sua plantação.

7. Tenha atenção com a luminosidade

Você sabia que a luminosidade é um fator indispensável para o crescimento saudável das espécies? Esse é um cuidado que precisa ser tomado no plantio das hortas, evitando que suas variedades não se desenvolvam bem.

8. Faça a irrigação correta

A prática de manutenção mais enfatizada no cultivo de espécies é a irrigação, portanto, merece ser nomeada como uma das mais fundamentais dicas para hortas saudáveis. Estabeleça uma rotina regular para essa ação, sempre atentando para as necessidades de cada espécie: molhar é fundamental, mas o excesso de água pode matar a sua hortinha!

9. Atenção e cuidado devem ser frequentes

A manutenção é essencial, mas a sensibilidade em entender as necessidades da sua horta é o que trará bons resultados. Estabeleça uma rotina de atenção e cuidado, facilitando sua percepção sobre fatores de risco e potencialidades na sua horta. Trate a sua horta com carinho e você entenderá o que, de fato, é satisfação com os resultados!

10. Opte também por espécies aromáticas

Além de priorizar a beleza das espécies, outra das dicas para hortas é investir no aroma proporcionado. Já pensou que bacana sentir aquele cheirinho gostoso vindo da sua horta? Há muitas variedades que podem suprir esse requisito, por isso, vale pensar nesse detalhe. Ter temperos ou chás em sua hortinha pode ajudar nesse quesito e a tornar sua rotina ainda mais completa com esses elementos orgânicos.

Gostou das nossas dicas para hortas? Coloque-as em prática e garanta um espaço bonito, alegre e que produza variedade fresquinhas para sua mesa! Ah, e depois compartilhe suas experiências aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *