Plastprime

10 plantas que atraem pássaros para seu jardim

Lugares com pássaros têm o dom de deixar os ambientes mais alegres, harmoniosos e relaxantes. Um jardim com sua presença ajuda a aliviar o estresse e proporciona um contato maior com a natureza. Mas, para isso, é importante conhecer quais são as plantas que atraem pássaros.

Os pássaros são atraídos por flores, frutas e água disponível. Com esses elementos, é possível desenvolver um ambiente agradável a eles e mantê-los sempre próximos. Essa prática faz parte de uma tendência chamada de wildlife gardening – ou, simplesmente, jardim ecológico, que proporciona um espaço seguro e confortável de convivência entre nós e a natureza, mesmo em meio urbano.

Para isso, é importante, além de optar por plantas que atraem pássaros, forrar muros com trepadeiras, espalhar vasinhos com folhagens pelo ambiente e preferir gramado natural a um pavimentado.

A seguir, conheça alguns exemplos de plantas que atraem pássaros para adotá-las em seu jardim.

Plantas que atraem pássaros: conheça 10 exemplos

Cada pássaro apresenta características e preferências próprias que precisam ser observadas na hora de escolher as espécies vegetais que se incluirá no jardim. Além disso, naturalmente, é importante que as plantas escolhidas sejam compatíveis com o local disponível, observando-se o tamanho que a planta atingirá quando adulta.

Uma dica valiosa é cultivar espécies que produzem flores com néctar. Isso atrairá as abelhas, que são fundamentais para o equilíbrio ambiental, além de pequenos pássaros, como o lindo beija-flor.

Agora, conheça exemplos de plantas que atraem pássaros variados para cantar e encantar o seu jardim.

1. Bromélia

Essa planta de aparência mais exótica é excelente para atrair cambacicas – também conhecidos como sebinho, sebito, papo-amarelo, caga-sebo e mariquita.

Há mais de 1.500 tipos de bromélias no Brasil, então haverá bastante opção na hora de escolher a que mais combina com o seu jardim.

2. Pitangueira

A pitangueira, conhecida por seus frutos doces e perfumados, é um excelente chamariz para uma grande variedade de pássaros – entre eles,  araçá, sabiá-laranjeira, sanhaços, maritacas, saíras e bem-te-vi.

3. Brinco-de-princesa

Essa planta de folhas vistosas, ramagem longa e pendente é uma das preferidas do beija-flor como polinizadora.

4. Amoreira

A amoreira é mesmo uma espécie muito útil para se ter no jardim. Ela fornece frutos que são saborosos, folhas que fornecem um chá poderoso e, ainda, atrai pássaros para o ambiente. Entre ele, sabiás, sanhaços, bem-te-vis e saíras.

5.  Figueira-benjamim

Se você tem um pouco mais de espaço em seu jardim, pode considerar incluir no ambiente a  Figueira-benjamim. Essa árvore, em sua fase adulta, pode atingir até 20 metros de altura. Trata-se de uma espécie que atrai, principalmente, o sabiá-laranjeira – ave de canto longo e melodioso, considerada Ave Nacional do Brasil por meio de decreto federal.

6. Magnólia

De efeito ornamental belíssimo, a magnólia é uma das opções mais frequentes nos jardins brasileiros. Elas estão, também, entre as plantas que atraem pássaros – sobretudo saíra-amarela.

7. Cacto-de-maio

Também conhecido como flor-de-maio, essa espécie apresenta flores exuberantes de tamanho, cor e forma variadas. Ela, assim como outras cactáceas, exerce poder atrativo sobre os pássaros, principalmente o cambacica.

8. Violeteira

A violeteira não poderia faltar na lista de plantas que atraem pássaros. Espécie cada vez mais presente nos jardins para criar cercas-vivas, paredes verdes ou harmonizar o ambiente com seus belos arbustos, apresenta frutos que atraem pássaros como sabiás, bem-te-vis, cambacicas, caturritas, sanhaços, periquitos e outras maritacas.

9. Jasmim

Planta com flores belas, delicadas e de perfume bastante característico. Ela atrai sobretudo cambacicas – pássaros altamente desejáveis para um jardim, visto que comem pulgão, uma praga comum que ataca as plantas.

10. Chapéu-chinês

Também conhecida como chapéu-de-mandarim, trata-se de uma planta perene ornamental bastante peculiar.  Apresenta flores em formato de trompete com o cálice em forma de chapéu, o que deu origem ao nome popular. Essa espécie é bastante atrativa para beija-flores, cambacicas, saíras e saís.

E então, que tal trazer mais vida para o seu jardim com essas plantas que atraem pássaros? Você conhece algum outro exemplo que não abordamos aqui? Deixe sua mensagem nos comentários!

Sair da versão mobile