3 problemas no playground de responsabilidade do condomínio

Problemas no playground, inconvenientes no uso da piscina ou divergências no uso do salão de festa. Esses são exemplos de impasses comuns da convivência em condomínios, onde a figura do síndico tem um papel importante, seja ele na resolução de conflitos, despachos de problemas ou gestão para manutenção dos espaços físicos de uso comum.

Comumente, diante de alguns problemas, o questionamento sobre o que é responsabilidade do condomínio e o que deve ser atribuído aos moradores surge. No caso de quadras esportivas, por exemplo, a depender da situação, o condomínio pode ser responsabilizado, e em outras situações a culpa é dos condôminos.

Quando falamos de problemas no playground, é importante saber quais são de responsabilidade do condomínio, uma vez que esse espaço é frequentado por crianças e adolescentes, que estão mais sujeitos a acidentes – e por isso todo cuidado com segurança é necessário.

Para ajudá-lo a se precaver, apresentamos, a seguir, 3 problemas no playground que são de responsabilidade do condomínio. Acompanhe.

#1 Brinquedos quebrados

Se algum brinquedo apresenta avaria, é de responsabilidade do condomínio consertá-lo ou substituí-lo o quanto antes. Na brincadeira das crianças, pequenos danos em brinquedos podem ser suficientes para causar acidentes como tombos, machucados, arranhões ou cortes.

É importante lembrar que cabe ao síndico responder civil e criminalmente por acidentes causados por falta de manutenção em áreas comuns do condomínio. Muitas vezes, ao detectar problemas em espaços de uso comum, a maioria das pessoas não tem a proatividade de informar os responsáveis sobre o ocorrido. Dessa forma, é de fundamental importância que sejam feitas inspeções nas áreas de lazer para identificar o mais rápido possível problemas no playground.

#2 Problemas no piso

Todo tipo de deterioração ou danos no piso do playground são de responsabilidade do condomínio. Pequenos problemas causados pela falta de manutenção podem levar a acidentes graves em um espaço frequentado por crianças, que ainda estão desenvolvendo suas habilidades de coordenação motora e que tendem a testar seus limites com frequência.

Pequenas quebras que podem levar a tropeços, piso escorregadio demais, farpas ou pregos soltos que podem machucar: é preciso fazer uma revista geral procurando por problemas no playground diariamente, e agir com celeridade em caso de encontrar algum dano no piso do parquinho.

#3 Acidentes causados por descumprimento às normas

Trata-se de uma questão um pouco controversa, mas a depender da situação, o condomínio pode ser responsabilizado por acidentes causados por descumprimento às normas de uso do espaço.

É o caso, por exemplo, de uma ocorrência causada por uma criança estar brincando em um brinquedo inadequado para a sua faixa etária. Ou, então, quando um número de crianças acima do limite acaba brincando no mesmo brinquedo ao mesmo tempo.

Para evitar problemas no playground em que o condomínio seja responsabilizado por esse tipo de situação, é fundamental prestar atenção a dois pontos:

  1. Definir claramente as regras de uso do local em assembleia, sem dar espaço para interpretações controversas e na presença da grande maioria dos condôminos;
  2. Fixar em local visível e no playground as regras definidas;

Como evitar problemas no playground

De maneira geral, a inspeção diária ou no máximo semanal deve ser feita com atenção pelo zelador ou síndico para evitar problemas no playground. Uma sugestão interessante é elaborar um checklist, que deve ser assinado e arquivado pelo responsável, fazendo com que este se atente aos detalhes na hora da inspeção.

Por outro lado, algumas escolhas no projeto do parquinho podem ajudar no quesito manutenção e evitar problemas no playground. É o caso do piso: ao escolher uma solução durável, inteligente e prática, como o Revestimento Modular Plástico da PlastPrime, você evita alguns problemas no playground.

De fácil manutenção e sem custos de instalação, essa solução modular permite que pequenos problemas sejam facilmente resolvidos. Ao danificar o piso por exemplo, para substituir apenas a placa danificada: uma solução pouco custosa e nada trabalhosa para problemas no playground.

E então? Já ocorreu algum desses problemas no playground do seu condomínio? Conte para a gente nos comentários e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *