4 estruturas essenciais para um projeto de paisagismo

A arquitetura e decoração estão, cada vez mais, incluindo elementos da natureza e de sustentabilidade em suas tendências. A vida urbana repleta de agitação, trânsito, poluição e violência leva as pessoas a buscarem por espaços que tragam uma conexão com a natureza e que sejam ambientes funcionais e agradáveis. Por isso, mesmo em ambientes pequenos ou fechados, o paisagismo está em alta e traz sempre inovações.

Jardins complementam o projeto arquitetônico, trazem qualidade de vida e melhoram a aparência do local, seja ele residencial, de uso comum ou comercial.

Se você está planejando uma reforma na sua casa e pretende incluir um pouco da natureza nos ambientes, conheça 4 estruturas essenciais para um projeto de paisagismo.

Jardim Vertical PlastPrime

#1 Jardins Verticais

Mais que uma tendência em projeto de paisagismo, os jardins verticais são uma necessidade de adaptação do paisagismo a espaços cada vez menores.

Jardins verticais podem ser instalados em qualquer ambiente que tenha boa iluminação e servem como um revestimento acústico, contribuindo para a redução da poluição sonora, pois as plantas absorvem ruídos. Além disso, também promovem o isolamento térmico do ambiente, deixando-o mais agradável.

Está planejando essa estrutura seu projeto de paisagismo? Conheça o Módulo para Jardim Vertical da PlastPrime, que não demanda impermeabilização da parede e tem proteção antimicrobiana.

Se você busca pela solução completa para jardim vertical, precisa conhecer o Revestimento modular de parede com cachepô da PlastPrime, que pode ser adaptado de acordo com as dimensões do espaço disponível, sendo a estrutura essencial em seu projeto de paisagismo.

Vaso para horta

#2  Espaços para hortas

Hortas próprias são outra tendência muito forte em projeto de paisagismo, podendo ocupar espaços externos ou internos. Pequenas hortas são uma forma prática de ter sempre em mãos temperos e até mesmo verduras ou legumes fresquinhos, de origem conhecida e orgânicos.

Alguns temperos, como manjericão, alecrim e hortelã são bastante resistentes e podem ser cultivados facilmente. Além de ervas aromáticas, é possível se arriscar em plantar rúcula, beterraba, alface e outras verduras. Além da funcionalidade, esse tipo de jardim também proporciona o prazer da atividade com a terra, que pode ser bastante relaxante e agradável.

Para aqueles que querem começar uma horta, mas não possuem muito espaço disponível, os Vasos empilháveis da PlastPrime são uma excelente opção para ter a sua pequena horta em qualquer lugar, como bancadas, prateleiras e até mesmo no chão.

Piso de Granilha com Estrutura Permeável da PlastPrime

#3  Áreas permeáveis

Se você vai investir em um projeto de paisagismo, provavelmente quer ter um espaço que permita contato com a natureza, certo? Para optar pela sustentabilidade, impermeabilizar metade da área do jardim com calçadas de cimento não é uma boa ideia.

As áreas permeáveis são outra tendência forte em projeto de paisagismo. Mais que isso, são uma obrigação legal que todo projeto de construção ou reforma deve ter pra obter alvará. Áreas permeáveis são espaços em que a água pode escorrer livremente para o solo, seguindo seu ciclo natural e aliviando as redes pluviais.

A estrutura permeável para confinamento da PlastPrime permite que áreas de gramado, areia ou granilha mantenham sua permeabilidade sem interferir no paisagismo. Esse é um material inteligente que pode ser usado para o espaço destinado à circulação de pessoas em seu projeto de paisagismo.

Deck Plástico Plastprime

#4 Deck de madeira em projeto de paisagismo

Decks são fortes tendências em projeto de paisagismo, dão um ar rústico ao ambiente e deixam o lugar aconchegante e agradável. Por não necessitar de nenhum substrato em sua base, eles permitem que o espaço seja, também, uma área de permeabilidade de água.

Aqueles que buscam praticidade e funcionalidade em um projeto de paisagismo podem ficar receosos com decks de madeira. É sabido que o material pode empenar ou rachar com o tempo, além de soltar farpas e necessitar de manutenção periódica para ser lixado e envernizado.

Uma opção inteligente para aqueles que buscam o aconchego de um deck em um projeto de menor custo e manutenção é o deck modular de plástico da PlastPrime. Ele é produzido a partir da reciclagem de embalagens longa vida, e, além de sustentável, não apodrece, não é suscetível ao ataque de cupins ou mofo e é extremamente resistente.

Agora que você já está por dentro das principais tendências para projetos de paisagismo, é hora de colocá-lo em prática! Conte para a gente nos comentários quais estruturas está considerando usar em seu projeto e até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *