5 hortaliças para plantar em vasos na sua horta em casa

horta em vasos

Para quem gosta de manter uma vida saudável, à base de uma alimentação com frutas e verduras, ter uma horta em casa é um grande benefício. Já pensou que delicia colher uma hortaliça fresquinha da sua horta particular?

Ter uma horta orgânica própria é ter a certeza de que você está se alimentando com algo natural, livre de agrotóxicos e outros produtos nocivos para a sua saúde.

Pois é, este post é direcionado para você que quer montar seus próprios vasinhos de hortaliças em casa ou no seu jardim, mas não sabe por onde começar.

Ficou curiosa? Então, acompanhe nossas dicas: preparamos sugestões de 5 hortaliças deliciosas para plantar em vasos e que vão lhe ajudar a manter uma boa alimentação.

1. Alface não pode faltar na sua horta

O alface é um dos vegetais mais fáceis de cultivar quando o assunto é horta. As sementes se adaptam super bem em todo o tipo de espaço, e elas podem ser colocadas diretamente ou em mudas em um recipiente com 4 litros ou mais.

É importante que o local em que a horta irá ficar seja bem iluminado, pois o alface precisa de muita luz solar para se desenvolver, então, não se esqueça desse detalhe!

Outra dica importante é que elas crescem bem e facilmente, basta polvilha-las no vaso e dar um pouco de água, claro, para ajudar que se desenvolvam lindas e saborosas.

2. Espinafre

Tão fácil quanto a alface para ter na sua horta é plantar espinafre. Ele é uma hortaliça própria para plantar em casa, além de muito saborosa e rica em fibras. O espinafre, além de ser comido puro, fica super bem em um suflê, e é ingrediente perfeito para sucos.

Ele pode ser cultivado em pequenas hortas, separadas por 30 cm de distância entre si ou completamente espalhado, e prefere os solos ricos e úmidos, ainda que possa crescer em qualquer tipo. Ao contrário da alface, que precisa bastante do sol, o espinafre dispensa os excessos de sol e de calor.

Recomenda-se que o vaso para ele tenha quatro litros ou mais e três dedos de distância entre as sementes. Em uma horta caseira, este é um item que não pode faltar devido ao seu alto valor nutritivo.

3. Acelga

A acelga é uma hortaliça igualmente fácil de cultivar: é só plantar e dar água. Cada recipiente de 20 litros recebe quatro plantas. Para seu crescimento, o ideal são temperaturas amenas que variem entre 15ºC e 19ºC e, pelo menos, algumas horas de luz solar direta diariamente.

Se a sua casa ou apartamento fica em uma região de clima quente e você quer ter uma horta de acelga em casa, um cuidado que se deve ter é que, nas horas mais quentes do dia, o vaso não fique exposto ao sol. Procure um lugar com uma sombrinha, que bata certa brisa para que a acelga possa crescer linda e saborosa.

4. Cebolinha

Essa é outra hortaliça simples de plantar e que pode produzir lindas flores na sua horta. Seu cultivo costuma ser rápido e, depois de plantada, demora de três a quatro meses para ser colhida.

A cebolinha é uma ótima opção para uma horta caseira, pois, com ela, você pode preparar uma maravilhosa salada, sanduíches, sopas e omeletes.

Além disso, a cebolinha dá um sabor especial em manteigas, queijos cremosos e patês, sem contar o benefício para a saúde, já que, além de auxiliar na digestão, ainda ajuda no combate à gripe e com as doenças respiratórias: ou seja, excelente pedida para quem precisa cuidar da saúde.

5. Cenouras

A comida preferida dos coelhos tem o seu valor na mesa de qualquer residência, e ter a oportunidade de retirá-la fresquinha da horta de casa é um privilégio.

A cenoura é cultivada em vasos de oito a 20 litros, com espaço de três dedos entre cada semente. Ela pode ser plantada o ano inteiro, mas se você experimentar o plantio no meio do verão até o fim do outono para ter um crescimento mais rápido.

A cenoura, apesar de muitos acharem que ela não se enquadra no grupo de hortaliças, tem um elevado valor nutritivo, sendo uma das melhores fontes de vitamina A, além de fornecer cálcio, sódio e potássio.

Já pensou ter todos esses alimentos sendo cultivados dentro da sua casa, em sua horta particular? Gostou de nossas dicas de hortaliças para plantar em vasos? Você já cultiva alguma? Compartilhe sua experiência nos comentários e até a próxima.

3 thoughts on “5 hortaliças para plantar em vasos na sua horta em casa

  1. TOBIAS C. MEDEIROS says:

    Gosto de cultivar em casa, no apartamento do meu prédio, nas sacadas,as dicas acima foram importantes, gosto de alface, espinafre, cebolinha, tomate, etc. Acho que falta algo para um melhor desenvolvimento das plantas, gostaria de uma dica de nutrientes e como conseguir.

  2. Pingback: Quais são as espécies ideais para plantar no inverno? - Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER SABER COMO TER UMA HORTA CASEIRA DE SUCESSO?