fbpx

5 legumes para plantar em vasos!

Nada melhor do que ter alimentos fresquinhos à mesa, que reúnam saúde e sabor, não é mesmo? Por isso, uma das melhores alternativas para os dias de hoje é o que chamamos de produção orgânica – isso é, uma produção sustentável, em menor escala e sem o uso de produtos químicos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Sim, o cultivo de alimentos – especialmente os legumes – dentro de casa, em vasos ou estruturas de jardins verticais, ganhou destaque e se configura como uma opção que garante todas as propriedades necessárias para o nosso consumo.

E engana-se quem acha que essa é uma exclusividade daqueles que moram em casas grandes e com imensos jardins. Você sabia que é possível plantar legumes em vasos e que há soluções específicas para isso, como os vasos empilháveis?

Neste artigo, apresentaremos cinco exemplos de legumes que podem ser cultivados em vasos. Acompanhe a seguir.

Dicas de legumes para cultivar em vasos

1. Abobrinha

A abobrinha, que tem sabor adocicado e propriedades extremamente favoráveis à nossa saúde, é uma boa alternativa para quem deseja realizar o plantio em vaso. Esse legume se adapta facilmente a esse tipo de cultivo e promete resultados rápidos e eficientes – sim, em pouco tempo você terá esse delicioso legume à sua disposição!

A abobrinha adora o calor e precisa de luz para o bom desenvolvimento. Por isso, mantenha o seu vaso sob incidência de luz solar (direta preferencialmente). Não esqueça de manter uma boa rotina de rega e de estar sempre de olho à ação de possíveis pragas.

2. Vagem

Cultivar a vagem em vasos é mais fácil do que você imagina! Esse legume se desenvolve muito bem e, inclusive, exigirá que você invista em treliças. Como cuidado especial, é importante expor o vasinho algumas horas por dia à luz solar direta, afinal, a vagem gosta de luz e temperaturas médias a elevadas.

Além disso, o solo deve ser rico em matéria orgânica, fértil e estar bem drenado – mantido sempre levemente umedecido. Vale a pena garantir esse alimento fresquinho na sua hortinha caseira!

3. Pepino

O pepino é fonte de água e vitaminas, sendo um legume que também merece protagonismo nos cultivos domésticos. Ele apresenta crescimento rápido, mas precisa de algumas horas diárias de incidência de luz solar.

O solo precisa ser bem drenado, fértil e com pH entre 5,5 e 6,8. É preciso proteger o vaso de locais com muito vento e investir em alternativas naturais de controle de pragas, para evitar problemas com o seu desenvolvimento.

4. Tomate

Que o tomate é um excelente aliado à saúde, nem precisamos lembrar, certo? Mas você sabia que essa é outra variedade que ganha destaque quando o assunto é o plantio em vasos?

O tomate pode ser facilmente cultivado em casa, desde que algumas pequenas rotinas de cuidado sejam estabelecidas. Rega regular, solo fértil e atenção com as pragas são fundamentais. E para resultados mais rápidos, a dica é que o plantio seja feito por meio de mudas – não de sementes.

5. Ervilha

A ervilha é um bom complemento para uma série variada de pratos. E para quem deseja garantir esse legume em casa, as notícias são boas: elas também podem ser cultivadas em vasos. 

Para isso, as ervilhas exigem solo homogêneo, com pH 6,5 e boa drenagem. Elas gostam de bastante luminosidade, mas não resistem a temperaturas muito elevadas. Para bons resultados, o segredo é irrigá-las com frequência, deixando-as sempre levemente úmidas.

Então, que tal aderir a essa ideia? Não se esqueça de que, além de serem deliciosos, esses legumes vão ajudar a manter sua saúde em dia – afinal, são ricos em vitaminas, e outros minerais importantes. Escolha os de sua preferência e inicie logo o planto! 

Quais legumes você gostaria de ter em sua horta orgânica? Já cultiva algum alimento em casa? Compartilhe sua experiência nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *