8 alimentos que podem ser replantados

Alimentos que podem ser replantados

Você sabia que existem alguns alimentos que podem ser replantados na sua própria casa e que podem garantir uma produção constante e saudável? É isso mesmo: você pode garantir que alguns alimentos permaneçam na sua rotina sem precisar comprá-los novamente!

No post de hoje, listamos alguns tipos que se enquadram neste perfil. Confira!

1. Cenoura

Replantar a cenoura é muito mais fácil do que você imagina! Sabe aquela parte de cima (onde fica o talo), que as pessoas geralmente colocam fora?

Pois bem, é só cortar e colocá-la em uma vasilha com água. É super fácil e em poucas semanas você já verá resultados na sua plantação!
Cenouras

2. Aipo

O aipo é outro dos alimentos que podem ser replantados e que fazem muito bem à saúde!

A plantação é praticamente igual à da cenoura – extremamente simples! Basta pegar a base do aipo e colocá-la em um recipiente com água (com a base virada para baixo e os caules para cima).

Dica: para o aipo crescer forte e bonito, é preciso contato com o sol, por isso, deixe-o perto de uma janela.
Aipo

3. Alho-poró

O alho-poró é um dos alimentos que podem ser replantados rapidamente, já que, em poucos dias na água, ele já estará brotando.

Para isso, basta cortar o talo com uma pequena parte da raiz, colocar em um recipiente com água e expô-lo à luz natural. Após as raízes começarem a se desenvolver, é preciso replantar o alimento em um vaso de terra e manter a irrigação necessária.
Alho Poró

4. Cebola

Para a replantação da cebola, corte a sua parte inferior, atentando para as raízes, separando-as – elas serão utilizadas para gerar novas mudas!

Coloque-a em um vaso e preencha-o com terra. Faça irrigação espaçada e acompanhe o desenvolvimento da sua muda. Muito em breve, você terá suas próprias cebolas no cardápio!
Cebolas

5. Rúcula

O verão está chegando e a rúcula é um alimento perfeito para essa estação! Ela tem poucas calorias e é rica em vitaminas e minerais, excelente para fazer sucos e saladas. Por isso, esse é um dos melhores alimentos que podem ser replantados na sua casa!

Para o processo, basta retirar as folhas do pé e plantar as raízes em um vaso. É necessário que alguns centímetros do talo fiquem para fora, certo? Logo, logo elas estarão prontas para o seu consumo!
Rúcula

6. Abacaxi

Por essa você não esperava, não é? Você pode ter sua própria plantação de abacaxis!

Para isso, é preciso guardar a coroa dessa fruta: o segredo é colocá-la em água para que as raízes comecem a crescer. Dentro de uns 10 dias, elas já devem estar grandes e fortes.

A partir daí, você deve transferi-las para o jardim (ou um vaso grande). Em 1 ano e meio, você será dona de uma bela plantação de abacaxis. Vale a pena esperar, não é?
Abacaxis

7. Tomate

Que tal aquela saladinha de tomates? Melhor ainda se eles forem orgânicos e plantados por você, certo? Pois saiba que os tomates também são alimentos que podem ser replantados!

Para isso, apenas as próprias sementes já são suficientes. Esterilize, deixando-as de molho em uma mistura composta por uma colher de sopa de vinagre de maçã com 1/4 de xícara de água por 15 minutos.

Depois, seque as sementes e plante-as em um vaso com, no mínimo, 5 cm de distância umas da outras. À medida que forem crescendo, coloque-as em local arejado e com incidência de luz solar.
Tomates

8. Manjericão também é um dos alimentos que podem ser replantados

Este, assim como outros temperos, é muito fácil para replantar! Busque por uma haste firme e de bom tamanho para o crescimento, e coloque-a em um copo de água, junto às folhas da especiaria.

Mantenha tudo em local iluminado, mas cuide com a luz solar direta – que pode acabar queimando a muda. Logo que começar a crescer, você pode transplantá-la para um vaso ou jardim.
Manjericão

Se você quer começar sua própria horta, replantar pode ser a melhor opção! Além da experiência de ter sua própria produção de alimentos de modo muito prático, você estará consumindo alimentos saudáveis e de qualidade. Pense nisso e comece já!

E então gostou de nossas dicas de alimentos que podem ser replantados? Você tem algum conselho extra para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER DAR UMA FESTA PARA

FICAR NA MEMÓRIA DOS CONVIDADOS?