8 dicas para as flores durarem mais

Não há como negar que a sensação de receber flores é maravilhosa, não é mesmo? Sim, o perfume e a beleza delas são capazes de encantar qualquer um! Contudo, apesar de todas as qualidades, elas são um presente que tende a durar muito pouco – principalmente quando os cuidados necessários não são tomados. Flores bonitas exigem dedicação, acredite!

Pensando em lhe ajudar a manter essas belezas cheias de cor e perfume, no post de hoje, você vai conferir dicas para as flores durarem mais. Confira!

1. Para as flores durarem mais, coloque-as em um vaso

Se você ganhou suas flores em um buquê ou em um vaso embrulhado, a dica é retirá-las dali o quanto antes. Papéis e plásticos prejudicam o desenvolvimento das flores e tendem a reduzir o seu ciclo de vida.

Portanto, assim que possível, plante-as em um vaso devidamente higienizado e adequado para o tamanho do ramalhete. Assim, será possível as flores durarem mais e você, ainda, vai poder decorar sua casa!

Vaso de Flores

2. Coloque pouca água no vaso

O excesso de água também pode ser prejudicial ao seu arranjo e diminuir a vida de suas flores. Com muita umidade, os fungos e as bactérias tendem a aparecer, além de propiciar maior possibilidade de apodrecimento da raiz.

Assim, para as flores durarem mais, a água precisa ser na medida certa para manter a saúde da plantinha.

3. Evite locais muito abafados para as flores durarem mais

Deixe suas flores longe do calor e da umidade extrema, isso porque, em um ambiente quente ou abafado, as plantas não conseguem respirar direito e, consequentemente, não mantêm sua saúde.

Pode parecer estranho, mas se você não tiver outra alternativa para se livrar do calor, uma dica é colocar suas flores dentro da geladeira – as consequências serão bem menores! Essa é uma forma de conservá-las de um dia para o outro, por exemplo.

Retirar pétalas e folhas estragadas

4. Retire folhas e pétalas estragadas

As folhas e as pétalas que estiverem estragadas devem ser retiradas do vaso. Isso porque elas podem acabar incentivando a proliferação de bactérias e destruindo o restante da flor.

Assim que perceber qualquer sinal, retire imediatamente a parte que estiver danificada, inclusive, para que haja chance de novas flores se desenvolverem em substituição às que foram retiradas.

5. Troque a água com frequência

Crie o hábito de trocar a água da sua flor todos os dias. Se não conseguir, tente, pelo menos, um dia sim, outro não. Manter a água sempre limpa é fundamental para a saúde da planta e para as flores durarem mais, pois evita o acúmulo de fungos e bactérias.

6. Evite exposição direta ao sol

A luz do sol faz bem para qualquer planta, porém, a diretamente pode colocar tudo a perder dependendo do tipo de plantinha.

Assim, evite que suas flores fiquem expostas à luz solar direta, pois isso pode queimar as pétalas e folhas, que acabam morrendo.

Flores em um vaso

7. Lembre-se de fazer a manutenção do caule

Uma dica essencial é criar o hábito de cortar uma pequena ponta do talo da flor cada vez que houver a troca de água.

Você deve cortar, mais ou menos, um tamanho de 0,5 cm, diagonalmente e com uma faca bem afiada (que não tenha serrinhas). Isso auxiliará na absorção de água, estimulando o desenvolvimento das suas flores.

8. Utilize soluções caseiras

Existem algumas receitinhas muito fáceis, que podem ser feitas em casa e que auxiliam a manter sua flor bonita e perfumada.

A mais clássica delas precisa apenas de três ingredientes: limão, vinagre e açúcar. Basta misturar 1 litro de água, suco de meio limão, 2 colheres de chá de açúcar cristal e 2 colheres de vinagre branco. Coloque suas flores nesta mistura que logo os resultados começarão a aparecer.

Com essas dicas, não é difícil manter as flores cheias de vida, certo? Basta um pouquinho de conhecimento e dedicação. Você vai ver que irá valer a pena cuidar e fazer suas flores durarem mais, enchendo sua casa de cor e charme!

Gostou de nossas dicas para as flores durarem mais? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima!

  1. Pingback: Flores e seus significados: como presentear no dia das mães - Plastprime

  2. Pingback: Cuidados com o jardim na estação das chuvas - Plastprime

  3. Pingback: Plantas para floreira: plantio e cuidados básicos - Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *