fbpx

A volta das cores: como utilizá-las na sua decoração

Depois da era do minimalismo e da discrição, a grande tendência que retorna ao contexto da decoração de interiores é a utilização das cores. Sim, hoje o colorido volta à tona e promete transformar espaços e concepções!

Mas, naturalmente, assim como qualquer outro recurso da decoração, as cores precisam ser utilizadas com inteligência dentro dos espaços, a fim de que possam valorizá-los e torná-los ainda mais atraentes.

E você quer saber como? Então, confira, no artigo a seguir, um pouco mais sobre as cores e como utilizá-las na decoração.

1. As combinações certas de cores

As cores tendem a valorizar muito o espaço, já que são capazes de destacar a decoração e deixá-la ainda mais charmosa. Entretanto, para que esse objetivo seja atingido de forma plena, é preciso ter cuidado com as combinações que serão realizadas – que devem ser agradáveis ao olhar, sem exageros.

O ponto de partida se dá junto ao projeto, que deve ser idealizado já considerando essa proposta mais colorida. O ideal é aplicar o conceito chamado “tom sobre tom”, que é capaz de proporcionar contraste entre si de forma harmônica e elegante. Para isso, use cores que conversem entre si e não que causem desconforto em um primeiro olhar: afinal, elas precisam deixar o ambiente aconchegante e confortável esteticamente!

2. Aposte nos detalhes

Uma aplicação muito bacana que pode ser feita com a utilização das cores é a aplicação dessas em pequenos detalhes. Ou seja, ao invés de criar um ambiente colorido, você pode “jogar” alguns elementos com essa proposta, que darão vida ao espaço sem sobrecarregá-lo.

Quem sabe usar almofadas de cor chamativa? Ou banquetas e cachepôs em tons mais vibrantes? Ou tapetes e cortinas contrastantes? Quem sabe uma parede em tom mais escuro? O mesmo vale para quadros e pequenos objetos de decoração.

Nesse contexto, você permanece com um ambiente clean, mas que trabalha com a versatilidade de cores. O mais bacana é que essa ideia permite que você vá fazendo mudanças e novas aplicações.

3. Pense nas energias das cores

As cores também possuem grande atuação no processo de energização dos espaços, já que podem promover diferentes sensações quando em contato com as pessoas. Então, quem sabe aproveitar esse significado para deixar a sua decoração ainda mais característica?

Cores frias, como o azul e o verde, podem ser aproveitadas em ambientes mais calmos, já que representam tranquilidade. Cores quentes, como o vermelho e o amarelo servem para dar mais energia e podem ser usadas em ambientes sociais e de alimentação.

Por sua vez, cores como o roxo e o rosa ajudam a trazer inspiração e podem ser aplicadas em contextos onde a criatividade precisa aflorar. Combine esses conceitos seus espaços e crie uma decoração muito interessante!

4. Use as cores em elementos naturais

Uma das grandes tendências que também estão chamando a atenção em projetos de decoração é a aposta em elementos naturais. O uso de plantas é cada vez mais comum nos ambientes internos, trazendo um conceito mais sustentável e colorido.

Sim, por meio dessas espécies, é possível abusar de diferentes cores, sem usá-las diretamente na decoração. É um toque sutil de tons, mas que faz toda a diferença no design de interiores. O uso de plantas valoriza o ambiente e o deixa mais característico, renovando energias e perfumando os espaços.

As cores têm tudo para se transformar em grandes aliadas dos projetos de decoração, mas precisam ser usadas com inteligência para isso. Desenhe o projeto do seu espaço idealizando essa aplicação, valorizando sempre a estrutura do ambiente.

O colorido precisa estar presente, mas nunca de forma exagerada: aprenda a brincar com os detalhes, com as nuances de tons e as apostas naturais – com certeza o seu espaço será lindo e com muitas cores!

Você pensa em utilizar mais cores na sua decoração? De que forma você combina tons em seus projetos? Deixe sua mensagem nos comentários!

2 thoughts on “A volta das cores: como utilizá-las na sua decoração

  1. Pingback: Plantas para ambiente de trabalho! - Blog Plastprime

  2. Pingback: Cores na decoração: como fazer combinações incríveis! - Blog Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *