fbpx

Acessibilidade em estacionamentos: conheça a importância

A inclusão precisa estar presente na elaboração de projetos por meio da acessibilidade. Infelizmente, ainda encontramos muitas construções atuais nada inclusivas. Porém, existem muitas alternativas para transformar os espaços, tanto públicos como privados, em lugares acessíveis para todos. Entenda a importância da acessibilidade e como aplicá-la em estacionamentos e calçadas.

O que é acessibilidade?

Usamos o termo acessibilidade para incluir pessoas com variados tipos de deficiência, ou mobilidade reduzida, na participação de atividades sociais – podendo ser no uso de produtos, serviços e informações – sem que seja encontrado obstáculos arquitetônicos que impossibilitem o trânsito ou utilização destes meios. Rampas para acesso de cadeiras de rodas, áreas designadas para estacionamento preferencial ou banheiros adaptados, são exemplos de acessibilidade.

A importância da acessibilidade

A acessibilidade não pode ser esquecida ou ignorada, esta é muito importante para com a sociedade. Entenda:

  • Segurança e integridade física: a acessibilidade assegura que todos consigam se deslocar com segurança, diminuindo a probabilidade de acidentes;
  • Independência: proporcionada pela possibilidade das pessoas com necessidades especiais ou de mobilidade reduzida de ir e vir, quando e onde desejarem;
  • Inclusão social: possibilita que todos usufruam dos ambientes em sociedade;
  • Qualidade de vida: a acessibilidade no uso de produtos, serviços e informações garante uma melhor qualidade de vida para todos.

Acessibilidade em estacionamentos e calçadas

Para tornar seu projeto ou construção acessível é necessário seguir às recomendações governamentais e leis sobre acessibilidade. A Norma ABNT NBR 9050 auxilia na acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Por meio deste, separamos algumas dicas de como manter estacionamentos e calçadas acessíveis para todos. Confira!

Sinalização

A sinalização deve estar nas vagas reservadas para veículo no estacionamento com o símbolo internacional de acesso ou a descrição de idoso, aplicado na vertical e horizontal.

Alarme de saída de garagem em passeio público

As saídas de garagens e estacionamentos em passeios públicos devem possuir alarmes acima do ruído momentâneo mensurado no local, que informe a manobra de saída de veículos. Os alarmes sonoros devem estar sincronizados aos alarmes visuais intermitentes.

Rota acessível

A rota acessível consta de um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que possa ser utilizado de forma autônoma e segura por todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência e mobilidade reduzida – como em estacionamentos, rampas, calçadas. Desníveis de qualquer natureza devem ser evitados e os materiais de revestimento do piso devem ter superfície regular, estável, não trepidante para dispositivos com rodas e antiderrapante, sob qualquer condição (seco ou molhado).

Vagas em estacionamentos

As vagas para estacionamento de veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com deficiência devem ter sinalização; contar com um espaço adicional de circulação com no mínimo 1,20 m de largura, quando afastadas da faixa de travessia de pedestres; estar vinculadas à rota acessível que as interligue aos pólos de atração; estar localizada de forma a evitar a circulação entre veículos;  ter piso regular e estável; o percurso máximo entre a vaga e o acesso deve ser de no máximo 50 m.

https://conteudo.plastprime.com/ebook-segredos-de-um-bom-planejamento-de-obra

Solução PlastPrime para estacionamentos externos e calçadas

Como vimos, para ter rotas acessíveis de qualidade é necessário que o piso seja regular e estável sob qualquer condição – seco ou molhado. A PlastPrime tem a solução para que os estacionamentos e calçadas tenham tais características, estes são o Paver Plástico (PlastPaver) e o Plastfloor, que mantêm o solo permeável, sem perder nada em acessibilidade.

PlastPaver 

O nosso Paver Plástico (PlastPaver) é uma solução sustentável às calçadas de paver comum, por ser permeável, reciclável e sua produção poder ser de matéria-prima reciclada. De fácil instalação, leve e formato diferenciado, possui pequenos furos na superfície – o que possibilita uma boa drenagem de água para o solo, evitando poças de água –, perfeito para tornar o trajeto mais acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Este piso é indicado para, além de pavimentação de área de trânsito de pedestres (calçadas), também para áreas de lazer e áreas de estacionamento de veículos leves.

PlastFloor 

O PlastFloor é resistente à cargas, ecologicamente correto e um grande aliado em projetos sustentáveis. Em formato alveolar e com 90% de área vazada na parte superior, permite uma total infiltração das águas diretamente para para o solo – evitando poças de água –, tornando o trajeto mais acessível para todos. Sendo preenchida com granilha é ideal para estacionamentos, mas também é comumente usada em telhados verdes e áreas de lazer.

Vamos juntos expandir a ideia de acessibilidade! Nos conte mais dicas nos comentários. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *