Plastprime

Acidentes em quadras de condomínio: de quem é a culpa?

Quadras esportivas são um dos principais atrativos em áreas de lazer de condomínios e clubes, atraindo público de todas as idades, seja ele de amadores ou profissionais. Como toda atividades ao ar livre, esses espaços estão sujeitos à contratempos como acidentes em quadras. Esses acasos podem ter diferentes causas: a ação inconsequente do atleta, condição climática inadequada como chuvas, falta de manutenção da quadra ou até mesmo as próprias características intrínsecas do piso da quadra. Quando um caso assim acontece, a primeira medida é atender o acidentado e garantir que ele não tenha nenhum prejuízo maior em função do acidente.

Em um segundo momento, por outro lado, muitas pessoas procuram encontrar o culpado pela situação – quando muitas vezes não existe de fato um culpado. São nesses momentos que em muitas ocasiões o condomínio é acusado de uma responsabilidade que não o cabe. Pensando em como resolver situações assim, resolvemos explicar através desse artigo em que circunstâncias o condomínio pode ser responsabilizado por um acidente. Continue a leitura:

Quando a responsabilidade é do condomínio

De maneira geral o condomínio pode ser responsabilizado por acidentes em quadras – e também outros espaços como playgrounds e academias de ginástica –  apenas quando o ocorrido for consequência da falta de manutenção do espaço. Por isso, para garantir a segurança dos condôminos, evitar acidentes e também os inconvenientes que vêm em função desses acidentes, é importante que o condomínio tenha atenção com a manutenção desses espaços de lazer.

Outro tipo de situação em que a responsabilidade pode cair  sobre a administração do condomínio – embora cada caso deva ser discutido – é quando as regras para uso do espaço não estão claras e acidentes em quadras acontecem em função disso. Para evitar esse tipo de inconveniente, defina em assembleia geral as regras de uso do espaço e as fixe em uma placa visível por todos os usuários na quadra.

Quando a responsabilidade não é do condomínio

De maneira geral, com exceção do caso da falta de manutenção, em todos os outros casos a administração do condomínio não pode ser responsabilizada por acidentes em quadras. É de responsabilidade do usuário que frequenta o espaço usar equipamentos de proteção e calçados próprios para a prática esportiva, bem como conhecer os seus limites e respeitar condições climáticas adversas. Quando acidentes em quadras acontecem com crianças pequenas com idade inadequada para o local, os pais são os responsáveis pelo ocorrido, já que é responsabilidade destes zelar pelo bem estar dos seus filhos.

Como evitar acidentes em quadras

Mais do que saber quando a administração do condomínio ou do clube pode ou não pode ser responsabilizada por acidentes em quadras, é importante que síndicos e gestores de clubes saibam fazer boas escolhas em infraestrutura de modo a evitar acidentes ou custos extras na manutenção de espaços como quadras.

A PlastPrime possui em sua linha de pisos uma solução funcional e inteligente para quadras esportivas que ajuda também a evitar acidentes em quadras. O Piso Modular Esportivo é de fácil montagem, não tem custos de manutenção e ajuda a evitar os principais problemas vividos em quadras esportivas. Essa solução é ideal para evitar acidentes em quadras devido ao baixo impacto. Quando o piso tem alto impacto, ele facilita a ocorrência de lesões como entorses. Em crianças, a atividade esportiva em piso de alto impacto pode ser ainda mais grave, afetando a placa de crescimento e prejudicando seu desenvolvimento.

Alguns tipos de revestimento de quadra demandam manutenção com mão de obra especializada, o que pode fazer com esta não aconteça imediatamente quando se faz necessário, dando margem à ocorrência de acidentes.

Ao utilizar uma solução como o Piso Modular Esportivo, em caso de algum dano em alguma parte do revestimento da quadra, a manutenção é muito simples: basta trocar o módulo por um novo. Assim, essa celeridade na manutenção é também uma forma de evitar acidentes em quadras.

Se você gostou do nosso conteúdo, recomendamos que leia também nosso artigo Como reformar ou construir quadras esportivas? para ver como é simples montar uma quadra com a solução PlastPrime onde a ocorrência de acidentes em quadras é muito menor.

Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de escrever para a gente nos comentários!

Sair da versão mobile