Ações sustentáveis para melhorar a vida de colaboradores

Quando uma organização adota ações sustentáveis, ela gera impactos positivos no futuro do planeta. Esse é o caso de empresas que reduzem seu consumo de energia, utilizam materiais recicláveis em seus escritórios, incentivam a separação de resíduos sólidos, entre outras práticas.

A sustentabilidade, hoje, é vista como um valor: um estudo realizado pela Bain&Company em diversos países identificou que 15% dos profissionais aceitariam uma redução salarial para trabalhar em uma empresa com políticas sustentáveis. A pesquisa reforça a importância dos valores de uma empresa para a gestão de recursos humanos.

Além de ter um impacto positivo na vida das próximas gerações, ações sustentáveis podem gerar bons resultados no presente, trazer bem-estar, melhorar a qualidade de vida e, até mesmo, a produtividade dos seus colaboradores. Conheça 5 exemplos:

#1 – Fretamento do transporte de funcionários

Entre as possibilidades de ações sustentáveis, esta é especialmente interessante quando a empresa está distante de áreas residenciais, como, normalmente, é o caso de indústrias. Oferecer transporte fretado aos funcionários demanda que a empresa faça um estudo das localidades de residências de seus funcionários para, então, elaborar os itinerários mais adequados.

Os impactos na qualidade de vida dos funcionários são facilmente perceptíveis:

  • Economia pessoal para o funcionário, que não vai gastar com gasolina e manutenção do próprio veículo;
  • Mais tempo livre ao colaborador, que pode dedicar os momentos em que estaria dirigindo à leitura, descanso e até mesmo para conversar com seus colegas no ônibus;
  • Redução no estresse da rotina: para a grande maioria das pessoas, dirigir no trânsito em horário de pico é um fator de estresse.

Os benefícios destas ações sustentáveis para o planeta são a redução da emissão de gases poluentes, uma vez que um ônibus pode evitar que cerca de 40 carros saiam de suas garagens diariamente. De forma mais indireta, também pode desincentivar a compra de veículos, reduzindo o uso de recursos naturais para a fabricação de novos carros.

#2 – Uso de canecas reutilizáveis

A substituição de copos descartáveis para café e água por canecas reutilizáveis está entre as ações sustentáveis mais aplicadas nas empresas.

Além da economia no valor dos descartáveis, que não serão mais comprados, ocorre, também, a redução do trabalho da equipe de limpeza, que terá menos lixo para recolher.

A adoção de canecas reutilizáveis também mostra o cuidado com a saúde do funcionário por parte da empresa, uma vez que, ao ingerir bebidas quentes em copos descartáveis, ocorre a liberação de substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde.

#3 – Uso de luz natural nos espaços de trabalho

Projetos arquitetônicos que priorizam o uso de luz natural nos espaços de trabalho trazem benefícios para a natureza e, também, para as pessoas que utilizam os ambientes.

A iluminação natural traz conforto visual e contribui para a saúde dos colaboradores, já que o sol estimula a produção de vitamina D pelo corpo, auxiliando na absorção de cálcio e, assim, fortalecendo os ossos.

Ao utilizar luz natural, a necessidade de luz artificial é reduzida. Essa é uma ação que se destaca entre as políticas sustentáveis por reduzir o consumo de energia e, também, prolongar a vida útil de lâmpadas, reduzindo o consumo desse material.

#4 – Ações sustentáveis para ambientes arejados

O uso exagerado de ar condicionado pode trazer prejuízos à saúde, como o ressecamento das vias respiratórias e a exposição do corpo a mudanças bruscas de temperatura.

Entre as ações sustentáveis que melhoram o ambiente de trabalho, a criação de ambientes arejados também faz com que a empresa economize na conta de energia.

O ambiente deve ser planejado de forma a promover a circulação natural do ar. O posicionamento de aberturas em direções opostas promove a ventilação cruzada, que ajuda a arejar o ambiente. A posição das aberturas para o lado menos ensolarado – que é a fronte sul, no caso do Brasil, que está localizado em sua grande parte no hemisfério sul – ajuda a captar luminosidade sem alta incidência de calor no ambiente.

#5 – Ambientes de integração com a natureza

Além de estar entre as possibilidades de ações sustentáveis, a criação de áreas verdes promove bem-estar aos funcionários. A concepção de jardins ou simplesmente áreas com mais plantas melhora a qualidade do ar no local, deixa os ambientes mais harmoniosos, colabora com a absorção de CO2 e ajuda a reduzir os efeitos das ilhas de calor.

E então? Gostou das sugestões de ações sustentáveis que também podem melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores? Sua empresa pratica alguma que não está na nossa lista? Conte para a gente nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER SABER COMO REALIZAR

UMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL?

Baixe agora nosso material gratuito!