Adubo caseiro também ajuda a natureza

OK, então você aderiu à ideia de sustentabilidade e fez um jardim em sua casa ou apartamento. E na hora de adubar? O que está usando? Se também quer opções em harmonia com o meio ambiente, há vários adubos caseiros que você pode experimentar.

 

  • Em primeiro lugar, faça compostagem em casa. Se você der uma pesquisada, vai ver que basta um recipiente de plástico com camadas de materiais orgânicos ricos em carbono (matéria seca, como folhas secas, grama e palha de milho) e ricos em nitrogênio (matéria úmida, como restos de comida e cascas de vegetais). A vantagem é que, além de transformar esse lixo em um adubo de grande qualidade, você ainda reduz bastante seu lixo doméstico. Alie isto à reciclagem de materiais e verá que a quantidade de lixo não-orgânico e não-reciclável que você terá que colocar na rua será muito menor que anteriormente.
  • Fora a compostagem, que é um processo que leva alguns meses para dar resultado, você também pode utilizar como adubo caseiro materiais como borra de café, cascas de banana cortada em pedacinhos, cascas de ovo, água de legumes cozidos, resto de leite e iogurtes, cascas de frutas, sobras de legumes e verduras e até madeiras naturais (restos de galhos e de troncos, colocados ao longo de sua plantação).
  • Mas atenção. Há algumas coisas que não devem ser utilizadas, como fezes de animais domésticos, madeiras envernizadas, gorduras animais (restos de carnes), cinzas de cigarro e carvão.

 

Como pode notar, você já tem tudo à mão para adubar suas plantas e fazer com que elas cresçam ainda mais bonitas e saudáveis e de forma ecológica e responsável.

Fontes: https://lar-natural.com.br/, http://www.atitudessustentaveis.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *