Air plants, as plantas que ficam no ar!

Que o universo da jardinagem nunca para de nos surpreender, não é novidade, certo? Mas você sabia que há uma espécie de planta que pode ser cultivada sem o uso de terra? É isso mesmo, são as chamadas air plants!

Esta variedade vem fazendo sucesso e conquistando, cada vez mais, espaço nas casas. Elas estão entre as principais tendências do momento no que se refere ao paisagismo, já que se destaca pela estética bonita e exótica. Que tal conhecer mais sobre essa novidade?

No post de hoje, você vai conferir um pouco mais sobre as air plants e conhecer quais são os cuidados necessários para o seu cultivo. Confira!

Air Plant em terrário
O são air plants?

As chamadas plantas aéreas são epífitas, ou seja, uma variedade que sobrevive a partir da hospedagem em outras plantas. Mas, entenda, elas não são parasitas: apenas vivem sobre as outras plantas, mas não retiram seus nutrientes nem prejudicam o seu desenvolvimento.

Sem dúvida, a maior referência de air plant é a o gênero Tillandsia – que conta com mais de 650 espécies. Dentre as principais estão cacticola, duratii, ionantha, jucunda, usneoides e a hipnotizante xerographica.

Quais são as características dessas plantas?

São plantas realmente muito curiosas e que se destacam pelo seu caráter exótico. Elas fazem parte da família Bromeliáceas (sim, a mesma das bromélias, por isso, é possível identificar algumas semelhanças).

A cor predominante desta variedade é o verde, mas em algumas espécies, é possível identificar algumas nuances avermelhadas. Em relação ao tamanho, podem variar entre 5 centímetros e 2 metros – nunca mais do que isso! Em sua essência, são plantas bastante independentes e resistentes, portanto, de fácil cultivo.

Cuidados com Air Plants

Quais são os principais cuidados com as air plants?

Ainda que sejam de fácil cuidado, as air plants também necessitam de algumas condições específicas para se manter saudáveis. Tenha um pouco de atenção aos seguintes fatores:

Luminosidade

Elas precisam de circulação de ar e luminosidade, por isso, o ideal é que fiquem em ambientes externos.

Tenha apenas cuidado para que a incidência de sol não seja direta, pois isso pode prejudicar seu desenvolvimento. Não subestime este cuidado, pois ele é o principal no cultivo de air plants!

Rega de air plants
Rega

Estas plantas precisam de bastante água, por isso, o ideal é que a rega seja feita três vezes por semana. Mas fique de olho, pois essa frequência pode variar conforme a estação e o ambiente onde se encontra. Uma dica é perceber a tonalidade: quando elas começam a clarear um pouco é porque estão precisando ser regadas.

Adubação

Essas plantas não são dependentes de adubação para se desenvolverem com força, porém, uma ajudinha extra não faz mal nenhum. Você pode usar alguns fertilizantes naturais, dissolvendo-os em água e borrifando nas folhas.

Poda

A manutenção da sua air plant é bem mais simples do que você imagina! Ela não exige grandes podas, sendo apenas necessário retirar as folhas secas e cortar as pontinhas que estiverem queimadas. Com apenas este cuidado, ela ficará renovada e crescerá forte e saudável.
Fixação Air Plant

Fixação

Realmente, as air plants não precisam de terra para cultivo. Na verdade, elas podem ser fixadas sobre qualquer superfície, de qualquer material. O único ponto de atenção que deve ser observado é em relação ao contato desta superfície com a água. Como a planta será regada frequentemente, é preciso escolher um suporte resistente a um grande volume de água.

Além de charmosas, essas plantas são práticas e de fácil manutenção, por isso, uma ótima opção para quem quer inovar na decoração com personalidade e começar a colocar mais verde em sua casa. Com apenas alguns cuidados simples, você garante o bom desenvolvimento das air plants – não tem erro!

E então, você ficou com alguma dúvida a respeito das air plants? Compartilhe com a gente pelos comentários! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eBOOK GRATUITO!

CONSTRUA O QUINTAL IDEAL PARA SEU CACHORRO!