Alta performance em pisos esportivos reduz lesões em atletas

Muitos são os fatores que ajudam a evitar lesões e contusões em atividades esportivas, e algumas são menos conhecidas, por exemplo, a escolha de materiais, como pisos esportivos.

A opção pelos pisos esportivos adequados pode ajudar a reduzir lesões em atletas, sejam eles amadores ou profissionais, e é sobre isso que falamos a seguir. Acompanhe.

Prática de atividades físicas

O número de pessoas que praticam esportes buscando levar uma vida saudável aumenta cada vez mais. A conscientização sobre os riscos de uma vida sedentária, assim como a preocupação com o peso, são os principais motivos que levam a população a praticar mais esportes.

No Brasil, são cerca de 61,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos que praticam alguma atividade física ou esporte, o que representa 37,9% da população.

A ciência comprova periodicamente os benefícios trazidos pela prática de exercícios regular. Praticar atividades físicas é um verdadeiro remédio natural contra doenças como diabetes, hipertensão, males do coração e até mesmo distúrbios da mente, como a depressão e a ansiedade.

No entanto, o aumento do número de pessoas praticando esportes traz, também, um crescimento das lesões ocorridas em função dessas atividades. Ausência de instrução, falta de alongamento antes da atividade e, até mesmo, despreparo são as causas mais comuns de contusões.

O que muitas pessoas desconhecem, especialmente os atletas amadores, é que a escolha de materiais e pisos esportivos pode levar, também, a lesões na prática de esporte.

Tipos de impactos na atividade física

Ao praticar exercícios físicos de alto impacto, o corpo exerce força contra o solo, e outra de resposta é transmitida de volta ao corpo. Quando em excesso, esse impacto pode gerar processos inflamatórios, entorses e até mesmo tendinites nos atletas.

Em esportes que os atletas precisam saltar com frequência, como é o caso do vôlei e do basquete, o impacto nos joelhos é extremo, e com frequência os atletas lesionam essa parte tão delicada do corpo.

Pisos esportivos para redução de chances de lesões

Em pisos de concreto, a força de aterrissagem é de três a quatro vezes o peso do corpo, o que pode afetar as articulações. De maneira geral, pisos muito duros, como os de cimento ou de madeira, absorvem pouco impacto, e por isso podem ocasionar lesões nos atletas.

Em pisos esportivos mais rígidos, a força de resposta transmitida ao corpo é maior. Esse impacto gera efeito acumulativo que, em longo prazo, pode trazer dores severas, por isso, observar a flexibilidade de pisos esportivos é importante, pois estes absorvem impactos sobre os membros inferiores dos esportistas.

Atletas profissionais, que têm um maior preparo, podem sentir esse tipo de lesão quando praticam atividades em pisos esportivos muito duros. Já os amadores, com menos preparo e menos suporte técnico, podem se lesionar ainda mais facilmente.

Quando crianças e adolescentes praticam esportes em pisos muito rígidos, esses acidentes podem até mesmo atrapalhar seu desenvolvimento, devido ao risco de lesões nas placas de crescimento.

Pisos modulares de baixo impacto

Entre as opções de pisos esportivos de baixo impacto, a PlastPrime oferece uma alternativa versátil, com baixo custo de instalação e manutenção, que também ajuda a reduzir as chances de lesões em atletas. O Piso Modular Esportivo é feito em polipropileno, um material de baixo impacto, mas resistente às ações externas do ambiente, como umidade, raios UV e agentes biológicos.

Além do conforto que os pisos esportivos da PlastPime trazem às articulações dos atletas, esse material também traz conforto térmico, sendo ideal para a instalação em clubes e quadras de condomínios.

Por ser modular, ele se destaca entre as alternativas de pisos esportivos, pois é extremamente simples de montar, tendo como único requisito a necessidade de um piso duro e nivelado para sua montagem.

A instalação não necessita de mão de obra especializada, nem gera entulhos e resíduos: é rápida, prática e a quadra pode ser usada imediatamente após a sua montagem. Além disso, a estrutura pode ser montada e desmontada quantas vezes for necessário. Saiba mais sobre o funcionamento e instalação nesse post!

E então, você sabia dos riscos de lesões em pisos esportivos de alto impacto? Se ficou com alguma dúvida, escreva para a gente nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *