Aromaterapia: plantas com perfumes especiais na sua casa

As pessoas estão buscando, cada vez mais, soluções naturais que contribuam para sua saúde. Seja por meio de uma alimentação mais saudável, com alimentos orgânicos e plantas e ervas medicinais, ou seja pelo uso das chamadas terapias alternativas ou complementares para a saúde – com destaque para a aromaterapia.

A verdade é que, nos últimos anos, essa técnica passou a ter seus efeitos mais reconhecidos – já fazendo parte, inclusive, dos tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste artigo, saiba mais sobre a aromaterapia, seus benefícios e como aplicar seus perfumes especiais e benéficos em sua casa. Acompanhe.

O que é aromaterapia?

Trata-se de uma técnica natural e holística derivada da fitoterapia, sendo uma prática terapêutica complementar à medicina tradicional, que faz uso de óleos essenciais e plantas aromáticas para o tratamento de enfermidades ou carências do organismo, além de ter o objetivo de proporcionar maior equilibro entre o corpo e a mente.

Por meio dela, utiliza-se a nosso favor as sensações e reações físicas e psicológicas proporcionadas pela inalação de aromas.

Como funciona a aromaterapia?

Como o próprio termo sugere, essa terapia faz uso do aroma para tratamentos e para a promoção do bem-estar.

Por meio da escolha de um perfume apropriado, pode-se utilizar a técnica, basicamente, de duas maneiras: com a inalação do produto, que faz com que nosso organismo absorva a propriedade através do olfato, ou com o uso tópico, com a aplicação diretamente na pele (durante massagens ou banho, por exemplo).

Benefícios da aromaterapia

Essa prática proporciona benefícios físicos e mentais, uma vez que utiliza-se das propriedades presentes em elementos naturais a fim de gerar um equilíbrio terapêutico no corpo humano.

Os aromas têm efeito direto em nosso sistema nervoso central, sendo capazes de estimular benéficas reações no organismo. Essa técnica é utilizada, principalmente, para ajudar a aliviar sintomas de doenças, favorecer a criação de um ambiente agradável, promover o bem-estar, fortalecer as defesas de nosso organismo e, claro, perfumar espaços.

Como aplicar a aromaterapia em casa?

1. Selecione o óleo essencial adequado

Há atualmente no mercado uma grande quantidade de aromas para as mais diversas finalidades. Entre os mais indicados para gerar benefícios nos ambientes da casa, destacam-se:

  • Alecrim: é indicado para ajudar na concentração e na produtividade, além de ser um coadjuvante para tratar dores de cabeça e cansaço mental. Assim, ele pode ser utilizado, por exemplo, em locais de leitura e escritório.
  • Hortelã e eucalipto: são aromas bastante associados à limpeza, podendo ser utilizados em seu banheiro, por exemplo.
  • Lavanda: além de ter um aroma muito agradável, essa essência ajuda a reduzir o estresse e a insônia, sendo uma boa alternativa para perfumar o quarto.
  • Melaleuca (tea tree): tem propriedades antimicrobianas, podendo, por exemplo, ser aplicado no banheiro.
  • Laranja e lemongrass: os aromas cítricos são ótimos aliados para eliminar o cheiro forte de alguns alimentos e também o de gordura, sendo recomendados para perfumar a cozinha.

2. Escolha a forma de utilizar as essências

Você pode utilizar as essências de diversas formas, entre elas:

  • Aromatizador: adicionar duas ou três gotas da essência escolhida (essa quantidade pode variar conforme a intensidade da essência selecionada), no interior de um aparelho com água. Com isso, o perfume será emanado para todo o cômodo.
  • Evaporação: essa alternativa consiste em aplicar algumas gotinhas da essência em bolas de algodão, compressas ou em panos limpos, por exemplo, a fim de que o óleo vá evaporando e liberando o seu aroma no ambiente.
  • Plantas: você também poderá utilizar diretamente o aroma das plantas para perfumar os ambientes. Posicioná-las em local com boa ventilação garantirá que o aroma se espalhe ainda mais no espaço.

3. Aproveite os benefícios da aromaterapia

Agora relaxe e curta os perfumes e os benefícios trazidos pela natureza! Além de deixarem o ambiente mais harmonizado, charmoso e agradável, com o poder das essências das plantas você estará tendo um cuidado especial também com a sua saúde. Desfrute desses benefícios!

Você já conhecia a aromaterapia? Utiliza alguma essência que não tratamos aqui? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *