Plastprime

Como aproveitar o carnaval sendo sustentável?

Como aproveitar o carnaval sendo sustentável: “Ó abre alas, que eu quero passar…” Estamos chegando em um dos períodos mais aguardados do ano: o carnaval! Época de diversão, alegria e lazer, o carnaval pode ser, ainda, sinônimo de sustentabilidade. Isso mesmo, você já parou para pensar que é possível tornar essa festa ainda mais sustentável?

Divertir-se e, ainda, adotar uma postura que ajude nosso planeta. Que tal fazer parte do bloco da sustentabilidade? Então, confira nossas dicas a seguir!

10 dicas para ser mais sustentável nesse carnaval

1. Faça confetes e acessórios naturais

Como aproveitar o carnaval sendo sustentável

Imagine quanto confete acaba, anualmente, indo para o lixo ou favorecendo o entupimento de bueiros? Saiba que é possível manter a alegria desse item na folia adotando uma opção mais sustentável.

Que tal inovar e fazer seus confetes com plantas? Para isso, basta utilizar flores ou folhas secas, um furador de papel e sua imaginação!
(Créditos @referencialverde)

Ah, e ao invés de utilizar, por exemplo, um acessório de cabelo com uma rosa artificial, que irá depois para o lixo, quem sabe utilizar uma flor natural de seu jardim? O efeito fica muito mais bonito e você vai reduzir sua produção de lixo!

2. Utilize glitter biodegradável

O glitter é um dos queridinhos para ter um look mais festivo, ousado e, claro, luminoso! E é possível fazer tudo isso sendo mais sustentável!

Já há no mercado opções de glitter biodegradável, que, além de não prejudicarem a vida marinha, são atóxicos e, portanto, mais seguros para todos.

3. Produza menos lixo

Em 2018, foram registradas 486,5 toneladas de lixo em cinco dias de Carnaval – e isso somente no Rio de Janeiro!

O fato é que, na ânsia de não perder nenhum minuto das festividades, muitas pessoas acabam não consumindo conscientemente nem descartando de forma adequada o seu lixo. Nesse contexto, uma das melhores formas de aproveitar o carnaval sendo sustentável é reduzir seu consumo e dar o destino correto ao lixo produzido.

4. Prefira canecas e copos reutilizáveis

Um dos itens mais vistos nas ruas durante e após o carnaval são garrafas e latas de bebidas. Para reduzir esse número, sempre que possível, dê preferência a canecas e copos reutilizáveis. Há modelos super estilosos e você, ainda, estará adotando uma atitude sustentável!

5. Gaste menos combustível

O combustível fóssil é um dos principais impulsionadores do aquecimento global. Saiba que é possível reduzir seu uso sem atrapalhar sua festa e ser mais sustentável.

Nesse sentido, utilizar ônibus, transporte compartilhado, bicicleta ou mesmo andar a pé sempre que possível é uma contribuição importante.

6. Utilize uma fantasia reciclada

A cada festa, utilizar uma fantasia diferente é uma atitude que contribui para que mais lixo seja produzido, e para que a vida útil dos produtos seja reduzida. Que tal fazer diferente nesse ano e utilizar novamente uma de suas fantasias, ou mesmo fazer uma troca com os amigos?

É possível reformá-la, incluir novos acessórios e construir um visual muito estiloso e mais sustentável!

7. Economize energia elétrica

Se você for viajar para curtir o Carnaval em outra cidade, lembre-se de desligar seus eletrônicos da tomada. Essa atitude simples é capaz de reduzir o consumo de energia e sua conta de luz.

E isso pode gerar ótimos resultados, visto que o modo stand by pode representar até 20% do consumo médio dos equipamentos.

8. Evite imprimir materiais desnecessariamente

Roteiros, informações turísticas, endereço de hotel ou de amigos, nome do bloco, recomendações do aeroporto… Quando viajamos, lidamos com um grande volume de informações, mas, ao invés de imprimir tudo isso, prefira armazenar os dados em meio eletrônico.

9. Não utilize canudinhos tradicionais

O canudo tradicional é um elemento desnecessário e de grande impacto no meio ambiente, podendo levar até 200 anos para se decompor. Por isso, ele vem sendo inutilizado ou substituído por outras alternativas. Assim, ao tomar água ou drinks, prefira não utilizar esse acessório ou faça uso de um reutilizável.

10. Não desperdice alimentos

Você sabia que, no Brasil, são desperdiçadas 39 mil toneladas diárias de alimentos, o que daria para alimentar 19 milhões de pessoas? O número impressiona e, em épocas festivas, como o Carnaval, desperdícios como esses tendem a aumentar, sobretudo nos camarotes, que inclui a alimentação no valor pago.

Por isso, assuma uma postura de consumo consciente, não compre alimentos em excesso e evite o desperdício.

Viu só como é possível cair na folia de modo sustentável? Aplique nossas dicas e tenha um carnaval divertido e mais consciente! Você tem alguma outra ideia para que essa festa seja mais sustentável? Então, compartilhe nos comentários e até a próxima!

Sair da versão mobile