Plastprime

8 tipos de chá para ajudar na digestão!

Em alta nos dias de frio, o chá não ajuda apenas a gerar um conforto térmico e uma sensação prazerosa em sua ingestão. Na verdade, ele pode atuar na promoção de diversos benefícios para nossa saúde. Entre eles, o chá pode ajudar a melhorar nossa digestão e a prevenir problemas no sistema gastrointestinal. 

Para esse fim, o método de infusão – por meio do qual a erva, suas folhas ou flores são colocadas em água quente – é bastante recomendado, potencializando os efeitos do chá para a boa digestão e a aceleração do metabolismo. 

Que tal aprender mais sobre esse tema tão pertinente para nossa saúde? Neste artigo, apresentaremos exemplos de chás que ajudam na digestão. Confira a seguir!

Por que ter uma atenção especial com seu sistema digestivo?

mulher com maçã na mão

Os problemas relacionados ao sistema digestivo impactam a saúde, a qualidade de vida e a rotina de muita gente. Um estudo realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia trouxe a informação de que quase 50% dos brasileiros sentem algum sintoma da má digestão.

Isso inclui condições como prisão de ventre, azia, refluxo gástrico e paragens de digestão. No entanto, há que se considerar também os efeitos indiretos desse tipo de problema. Ainda conforme o levantamento, quase 95% de quem tem esses sintomas percebe que eles prejudicam de algum modo sua vida social e mais de 70% vê a qualidade de seu sono afetada por eles.

Outro dado preocupante é o apresentado por uma pesquisa que constatou que quem sofre de problemas gastrointestinais costuma apresentar níveis mais elevados de ansiedade e de depressão do que quem não sofre com tais problemas.

E se você ainda não se convenceu da importância de buscar boas práticas para melhorar a digestão, saiba que 70% das células do sistema imunológico vivem em nosso intestino. Sim, ele é uma chave valiosa para garantir nossa imunidade contra bactérias e doenças. 

E então, que tal adotar bons hábitos para ajudar o trabalho e o bom funcionamento de seu sistema digestivo? Conheça agora alguns dos chás que podem ser seus aliados nessa tarefa!

Chá que ajuda na digestão: conheça exemplos

1. Chá branco

O chá branco ajuda a desinchar e a acelerar o metabolismo, sendo um ótimo agente desintoxicante.

2. Chá verde

Esse tipo de chá é um bom digestivo, visto ativar a produção de ácidos estomacais e favorecer o trabalho dos sucos gástricos. Ainda, ele possui cafeína em sua composição, o que favorece o processo digestivo e o emagrecimento em razão de seu efeito termogênico. Conforme estudo, sua composição também ajuda a diminuir a absorção de gorduras em nosso intestino.

3. Chá de boldo

E não há como falar de chás que ajudam na digestão sem lembrar do tradicional chá de boldo! Ele é utilizado há muito tempo para esse fim e conhecido popularmente por atuar no tratamento de problemas digestivos. 

Essa é uma planta medicinal que ajuda o fígado a digerir as gorduras, aliviando os indesejados sintomas da má digestão. 

4. Chá de hibisco

Essa erva levemente laxativa auxilia a regular a flora intestinal e a desinchar o corpo, a melhorar a digestão e a impedir parte da absorção do da gordura dos alimentos

5. Chá de gengibre

O gengibre é mesmo repleto de benefícios para nossa saúde, tanto que o consumo da infusão feita com essa raiz é recomendado até mesmo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A indicação é ingerir o chá antes das refeições. E para quem sofre com a constipação causada pela má digestão, esse chá pode ajudar bastante.

6. Sálvia

A sálvia favorece a produção de enzimas que participam da digestão, sobretudo no estômago. Atua, ainda, ajudando a reduzir a azia.

7. Alecrim

As substâncias presentes no alecrim ajudam a proteger a parede do estômago e agilizam o processo digestivo. 

8. Camomila

O suave chá de camomila tem princípios que ajudam a regularizar a função digestiva e, ainda, a reduzir dores e cólicas intestinais. E, devido ao seu poder anti-inflamatório, ele age preventivamente contra úlceras e gastrite.

Quer mais benefícios? Como essa erva aromática também ajuda a relaxar, ela pode favorecer a boa digestão. Isso mesmo! Conforme estudo, o estresse é um dos desencadeadores dos problemas digestivos e, para ajudar a reduzi-lo, o chazinho de camomila é um bom aliado.

Ah, para contar com todos esses benefícios, consuma essas bebidas com moderação e lembre-se de que o chá precisa ter boa procedência – sendo os orgânicos os mais indicados.

Então, quem sabe não é hora de você começar sua hortinha caseira cultivando suas próprias ervas medicinais e chás? Para ver como é fácil começar esse projeto, baixe nosso ebook sobre as propriedades e formas de cultivo de plantas medicinais.

Sair da versão mobile