Chuvas de verão e permeabilidade do solo

A primavera já deu as caras e chega com variações na temperatura e muita umidade. O verão vem logo depois, trazendo calor, animação, curtição, mas também muitas chuvas e a eterna preocupação com inundações. Esta é uma boa época para observarmos e repensarmos a forma como estamos urbanizando nossas cidades. Um dos grandes problemas, sem exceção, é a baixa permeabilidade do solo, o que mantém água na superfície e traz grandes problemas.

 

Embora leis ambientais exijam um mínimo de solo permeável em obras e em espaços públicos e privados em geral, o que se vê é a construção indiscriminada e a impermeabilização. Ter uma cultura que privilegie, em qualquer tipo de obra, manter áreas de solo livres de pisos impermeáveis já ajuda bastante: um gramado no terreno do prédio, uma calçada com grama na frente de casa, uma horta ou jardim, uma praça ou parque preservados são exemplos do que se pode fazer para minimizar os transtornos.

 

Mas e na hora de construir ou fazer alguma obra? Há várias opções também. A PlastPrime, por exemplo, é uma das referências em produtos que privilegiam a permeabilidade do solo, sem abrir mão da praticidade e da qualidade. Uma das soluções mais utilizadas que a empresa oferece é sua Estrutura Permeável para Confinamento. Com formato alveolar que garante 90% de área vazada e grande resistência, a estrutura é ideal para fazer solos permeáveis em áreas de tráfego intenso de pessoas e veículos pesados. Ideal para grandes terrenos de estacionamento, parques, áreas de passagem e outras, o produto pode ser preenchido com grama, pedrisco, granilha, areia ou saibro.

 

Outra opção, voltada para áreas com menor tráfego de pessoas e até para locais onde só circulam veículos leves é o Paver Plástico. Um design diferenciado, com muitos furos, garante 11 cm2 de área vazada, permitindo escoamento de água que não acontece com os pavers comuns de cimento. E com uma vantagem a mais: eles vêm em diversas cores, garantindo projetos criativos e atraentes.

 

A PlastPrime tem também outras soluções, como seu Deck Modular Plástico, feito com polietileno e com material reciclado a partir de embalagens longa vida, uma ótima opção para jardins e decoração, garantindo permeabilidade e beleza.

 

Mas não importa qual seja a solução que você vai adotar, o importante é ter a consciência de que inovação e criatividade são o combustível para fazermos cidades e ambientes mais agradáveis e sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *