Como cuidar de orquídeas?

Cuidados com Orquídeas

Presentes no mundo inteiro, as orquídeas são, realmente, um charme! Elas embelezam, trazem alegria e bons fluidos ao ambiente. Por isso, constantemente, são escolhidas para fins ornamentais.

Pensando em lhe ajudar a trazer essa beleza para dentro de casa, o post de hoje conta com algumas dicas e informações básicas de como cuidar de orquídeas. Confira e se apaixone!

A orquídea

Ela chama atenção pela sua beleza incomum. A orquídea é uma planta delicada, de raiz menos estruturada, mas com fácil poder de adaptação. É típica de regiões tropicais, mas está presente em todos os continentes, com exceção da Antártida. São inúmeras as variedades dessa classe, que se diferem apenas por pequenas peculiaridades. Acredite, são mais de 30 mil espécies!

Cuidar de orquídeas não é tarefa difícil, basta um pouco de atenção e dedicação. As necessidades podem variar um pouco entre as espécies, mas as premissas básicas de cuidado são as mesmas.

Como cuidar de orquídeas

Principais dicas de como cuidar de orquídeas

Dentre os principais pontos de atenção ao cuidar de orquídeas estão a umidade do solo e a claridade. Essas plantas precisam de bastante água e luz solar para que possam se desenvolver. No mais, basta ter atenção aos sinais manifestados. Afinal, essas belezas são encantadoras e merecem um pouco de dedicação, não é mesmo?

Com algumas dicas simples, de cuidados e manutenção, ficará fácil garantir o bom desenvolvimento dessas encantadoras plantas!

Conheça a espécie

Em primeiro lugar, busque conhecer a espécie da sua orquídea – já que, como vimos, existem inúmeras no mercado.

A partir daí, você pode ir em busca por informações mais específicas sobre o seu cultivo. Ainda que elas apresentem, basicamente, as mesmas propriedades, um ou outro detalhe pode ser importante no cuidado.

Cuidados com orquídea

Iluminação

A orquídea gosta de sol, quanto mais contato com a luz, mais a plantinha irá florir. Se você perceber que a folhagem de sua orquídea está escurecida, mude-a de local para um com maior incidência de luz solar. Mas atenção: a luz deve ser indireta, ou parcialmente indireta, a dica de ouro é deixar sua plantinha exposta ao sol nos momentos de temperaturas mais amenas.

Cuidado com a rega

Apesar de as orquídeas gostarem de umidade, o excesso de água tende a deixá-las sem oxigênio e vulneráveis à proliferação de fungos. Por isso, tenha atenção às necessidades da sua planta e trabalhe com uma frequência de rega de 2 a 3 vezes por semana.

Cuidados com as pragas

Ainda que as orquídeas não sejam tão vulneráveis às pragas, é preciso manter a atenção para o cuidado contra esse mau. As cochonilhas e os pulgões tendem a ser os incômodos mais comuns para essa espécie. As primeiras devem ser removidas manualmente com o auxílio de uma esponja ou escova. Já os pulgões, que são pequenos insetos, podem ser removidos com uma mistura simples de água e detergente de louça.

Cuidando de uma orquídea

A escolha do substrato

Há muitas pessoas que desejam plantar as orquídeas diretamente na terra, mas esse não é o substrato mais adequado para a espécie. A dica é buscar pelas opções disponíveis no mercado, que são específicas para as necessidades das orquídeas.

Outra dica especial é a troca deste substrato – lembre-se de periodicamente substitui-lo, já que, com o tempo, ele pode entrar em decomposição e prejudicar a saúde da planta.

Para cuidar de orquídeas, dê atenção aos adubos

Os adubos também são muito necessários, desde que utilizados na medida certa. Um dos maiores erros ao cuidar de orquídeas acaba sendo o excesso de adubo, comprometendo o desenvolvimento das plantinhas. São inúmeras as opções disponíveis do mercado e que atendem perfeitamente às necessidades da planta. Nos locais de venda, não deixe de pedir indicação!

E então, tiramos suas dúvidas sobre como cuidar de orquídeas? Não tem mesmo nenhum mistério no cuidado! Está na hora de trazer mais cor e delicadeza ao seu ambiente: aposte logo nesta beleza! E se você tem alguma dúvida ou experiência com essas plantas, não se esqueça de deixar o seu comentário! Até a próxima!

2 thoughts on “Como cuidar de orquídeas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER TIRAR AS METAS DO PAPEL EM 2018?

TEMOS UM EBOOK GRATUITO PARA VOCÊ!