Como cultivar morangos na sua horta?

Os morangos são, mesmo, uma delícia e quando plantados de forma orgânica ganham ainda mais sabor. É por isso que cada vez mais essa variedade vem fazendo parte das hortas caseiras e se tornando mais comum nas rotinas familiares.

Mas você sabe como cultivar morangos? Ainda que sejam bastante delicados, é, sim, possível garantir o bom desenvolvimentos de um morangueiro (planta que dá origem a esse fruto) na sua própria casa. Confira, a seguir, tudo o que é necessário para iniciar esse plantio!

Curiosidades sobre o morango

Com surgimento na França, o morangueiro é uma planta hibrida, de pequeno porte, de caráter perene e raízes rasas. Sua origem deu-se com o cruzamento de duas espécies silvestres oriundas da América: a fragaria virginiana e a fragaria chiloensis.

Seu fruto é de cultivo bastante comum nos dias atuais, principalmente nas chamadas hortas caseiras. Isso se deve pelo fato desse fruto, além de se destacar pelo sabor, ser rico em nutrientes – especialmente vitaminas, minerais e antioxidantes.

Plantio do morango

O plantio do morango – que deve ocorrer preferencialmente entre o final do verão e final do outono – geralmente é feito a partir de uma planta existente, mas também pode ser feito por sementes.

A segunda alternativa é mais indicada para especialistas, já que exige conhecimentos e técnicas específicas. Antes da plantação, é necessário preparar o solo – que deve estar fértil, bem drenado e composto de boa matéria orgânica para receber as mudas. Essas devem ser plantadas no vaso (ou diretamente no solo) a uma distância de 30 cm entre uma e outra.

Ainda, as mudas precisam estar localizadas em local arejado e com iluminação adequada às necessidades da espécie. Na hora de plantar, tome um pouco de cuidado para não acabar estragando a plantinha, pois ela é bastante frágil. Utilize ferramentas delicadas e eficientes.

Cuidados ao cultivar morangos

Os morangos se adaptam bem a diferentes níveis de temperatura, desde que não ultrapassem os 22ºC. Por isso, tente manter o seu pé sempre dentro dessas condições. Ainda, é indicado mantê-lo sob luz solar direta ao pelo menos algumas horas por dia.

O solo deve ser mantido sempre úmido, o que reflete na necessidade de rega diária. Cuide apenas para não exagerar e acabar encharcando a terra, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento do morangueiro.

Para a adubação devem ser utilizados compostos à base de nitrogênio, potássio e fósforo – elementos fundamentais para o bom desenvolvimento do fruto. E, não esqueça de cuidar com as pragas! Esse fruto tem grande vulnerabilidade ao aparecimento de fungos, então, aposte também em alguns pesticidas naturais para proteção.

Colheita do morango

Depois de cultivar morangos, chega a parte boa! A colheita deve começar assim que os morangos estiverem maduros e pode ocorrer diariamente. É importante cuidar para, nesse momento, não danificar a planta: corte o talo, sem encostar nos frutos.

O morango tende a render boa produção durante os dois primeiros anos, apesar de ser uma planta perene. Então, vá acompanhando a reação da sua planta e, se for o caso, replante-a.

Estrutura

O morangueiro se torna rapidamente um arbusto bonito e saudável, servindo até como uma planta ornamental. Ela vai enfeitar sua casa, trazer mais vida e alegria ao seu ambiente! E se você desejar incrementar ainda mais esta ideia, vale utilizar certas estruturas diferenciadas. Quem sabe usar alguns vasinhos coloridos como base? E dispô-los em uma parede bacana que valorize os frutos? Ou montar um deck com espaço específico para a sua nova horta? Use toda a criatividade e bom gosto que estão dentro de você! A PlastPrime te ajuda com produtos bonitos e muito práticos!

Viu como é fácil cultivar morangos em sua horta caseira? Com um pouquinho de atenção, o resultado será frutos lindos e saborosos! Siga essas dicas que não haverá erro!

E então, pronta para cultivar morangos? Ficou com alguma dúvida sobre como começar? Deixe sua mensagem nos comentários e compartilhe conosco a sua experiência. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PLANTAS MEDICINAIS:

O GUIA COMPLETO!

Conheça as características das plantas medicinais,

formas de utilização e como cultivá-las!