Como evitar poças em áreas abertas na época das chuvas?

O verão traz dias mais longos e altas temperaturas, e, com ele, vem, também, o fenômeno das chuvas de verão, que normalmente são intensas e acontecem no final do período da tarde ou no início da noite. As chuvas de verão trazem alívio na sensação térmica, mas também podem ser motivo de preocupação, pois aumentam os riscos de alagamentos e inundações, e a preocupação em evitar poças.

Para tornar essa estação tão cheia de vida e alegria um tempo de boas recordações e sem contratempos, algumas medidas podem ser tomadas para escapar dos efeitos negativos das chuvas torrenciais, como é o caso do cuidado com a permeabilidade do solo, que pode ajudar a evitar poças em quintais, jardins e estacionamentos. Acompanhe!

Por que as poças se formam?

Chuvas muito intensas ajudam a formar poças, pois o solo não consegue absorver a água na mesma velocidade em que ela chega na forma de chuva. Alguns tipos de solos também são menos permeáveis do que outros, e, por isso, as poças podem se formar mais facilmente.

No entanto, na grande maioria das vezes, a chave para evitar poças está em impedir a compactação do solo – que é consequência do adensamento, gerado por pressão sobre sua superfície. 

Em áreas externas, como jardins, quintais e garagens, a compactação do solo está diretamente relacionada com a alta circulação de veículos e pessoas que, ao se movimentar pela área, ajudam a comprimi-lo. Ao reduzir os efeitos dessa compactação, é possível evitar poças e a formação de lama na época de chuvas.

Riscos de áreas empoçadas

Mais do que inconveniente e sujeira, evitar poças na época de chuvas é, também, diminuir os riscos à saúde. Isso porque muitas doenças podem ser transmitidas pela água da chuva que fica retida em poças ou que transborda de rios e bueiros. A leptospirose, hepatite A, febre tifoide e cólera são algumas das doenças que se propagam em épocas de chuvas. 

Para conter os riscos, o recomendado é evitar poças, além de não ficar muito tempo com os calçados molhados por água da chuva. Outro perigo muitas vezes não percebido está no contato de bichinhos de estimação, principalmente cachorros, que podem ficar doentes ao brincar ou beber água empoçada.

Formas de evitar poças

A melhor forma de evitar poças é tomar medidas para impedir a compactação e aumentar a permeabilidade do solo. Ocupar áreas externas com gramados e jardins e evitar a circulação de pessoas é a maneira mais simples de garantir essas características em áreas externas.

No entanto, em áreas urbanas, busca-se, na maioria das vezes, a melhor utilização e otimização dos espaços. Assim, nem sempre é possível ocupá-los com áreas verdes e decretar o famoso “não pise na grama” para evitar poças.

A boa notícia é que existem soluções que ajudam a evitar a compactação do solo sem, necessariamente, interditar a circulação destas áreas. A PlastPrime possui, em sua linha de pisos inteligentes, opções que ajudam a evitar poças a partir da diminuição da compactação e aumento da permeabilidade dos solos.

Para jardins, áreas de recreação e garagens, a Estrutura Permeável ajuda a dissipar a força aplicada sobre o solo, o que impede a compactação e ajuda a evitar poças. Além disso, a estrutura não interfere na paisagem e é extremamente fácil de instalar. Se você ficou curioso para ver como funciona na prática, conheça o case de uso da estrutura permeável no Apiário do Parque Barigui em Curitiba.

Já em calçadas e passeios, o Paver Plástico é a solução para evitar poças. Alternativa sustentável ao paver comum de concreto, ele é feito de material reciclado e muito mais leve do que a alternativa tradicional, o que ajuda a impedir a compressão do solo. Além disso, esta solução inteligente tem furinhos em sua superfície que aumentam a permeabilidade do revestimento. Saiba mais sobre o Paver Plástico!

Época de chuvas sem contratempos

Evitar a compactação do solo e garantir a permeabilidade do mesmo são pontos-chave para fugir de problemas em estações chuvosas. A escolha de soluções inteligentes para áreas externas vai auxiliar a tornar estes espaços funcionais e livres de contratempos em época de chuvas.

Gostou das nossas dicas para evitar poças na época de chuvas? Se você ficou com alguma dúvida sobre os nossos materiais, escreva para a gente nos comentários, será um prazer ajudá-lo!

Comentários

  1. Pingback: Como evitar desníveis/buracos na grama do quintal? - Blog Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *