Como fazer a irrigação das plantas de jardim vertical?

Os jardins verticais estão, mesmo, em alta nos projetos de paisagismo de ambientes, e representam uma forma prática de cultivo de variedades de plantas. Ainda assim, são alvo de muitas dúvidas referentes às práticas de cuidado e manutenção – principalmente aquelas relacionadas à forma de irrigação das plantas de jardim vertical.

E é por isso que, neste artigo, você vai conferir dicas especiais para garantir a rotina de rega ideal para as plantas de jardim vertical – valorizando o seu desenvolvimento. Veja, a seguir, algumas técnicas e mantenha o seu jardim sempre belo e cheio de vida!

A estrutura do jardim vertical

Antes da prática da irrigação, é preciso contextualizar o espaço do jardim vertical. Ou seja, é necessário estudar o ambiente no qual está inserido, assim como a estrutura desenvolvida para ele.

Qual é a localização do jardim vertical? Qual é a incidência solar percebida? Qual é o tamanho da estrutura? Qual é o vaso em que cada uma das espécies se encontra? Deve-se ter tudo isso em mente para a idealização de uma irrigação prática e adequada às necessidades.

A rotina de rega das plantas de jardim vertical

Cada uma das espécies apresenta necessidades de rega diferentes e, por isso, considerar as características específicas das plantas de jardim vertical é fundamental. Enquanto algumas precisam ficar quase encharcadas, outras requerem o solo levemente úmido – o que deve ser pensando estrategicamente no contexto geral para não prejudicar as espécies. 

A rega diária acaba sendo a indicação para algumas das plantas de jardim vertical, mas não para todas. Por isso, uma dica especial é, também, dispô-las no jardim de acordo com as necessidades semelhantes – facilitando a rotina de cuidados.

 

Formas de irrigação das plantas de jardim vertical

Há diversas formas de realizar a irrigação de um jardim vertical, incluindo algumas técnicas mais básicas e outras mais robustas. A forma a ser escolhida dependerá das suas necessidades de eficácia e praticidade.

As técnicas mais sumárias incluem a demanda de maior mão-de-obra, uma vez que são realizadas a partir da identificação da necessidade pelo responsável. Aqui, ela pode ser feita com o auxílio de pequenos regadores ou mangueiras finas. Trata-se de uma técnica mais econômica, mas que, infelizmente, não garante atender a todas as necessidades das espécies.

Considerando uma melhor estrutura para esse processo, surgem os chamados sistemas de irrigação. Esses são instalados na própria estrutura do jardim vertical para realização da rega sempre que necessário, atuam de forma inteligente e não precisam de um acompanhamento rigoroso – visto que os sistemas trabalham “por conta própria” e com garantia de qualidade.

O sistema de irrigação para plantas de jardim vertical

Alguns módulos para jardim vertical, como o da PlastPrime, já são projetados para receber um sistema de irrigação inteligente. Com ele, é possível garantir o reaproveitamento da água da chuva e a rega regular das espécies.

Isso porque o módulo possui estrutura para o recebimento do sistema de irrigação, com espaço para mangueiras e canos. Nesse suporte de jardim, pode ser utilizada uma mangueira de 8 mm ou um cano de 16 mm (esse com a ajuda de uma braçadeira de ) para o transporte da água.

Os canos gotejadores são inseridos em cada um dos módulos, garantindo que todas as espécies receberão o auxílio. Ainda, no final do jardim, é possível realizar a instalação de um tubo de PVC para coleta da água – aqui construindo um sistema de reaproveitamento da água sustentável. É possível trabalhar um solo específico (grama, terra ou areia) ou fazer o direcionamento para um ralo – trabalhando uma proposta que absorva a água escoada.

Não há mistérios para o processo de irrigação das plantas de jardim vertical, desde que seja trabalhada uma engenharia correta, a partir das estruturas certas. O importante é não negligenciar esse cuidado, que é fundamental para a qualidade de vida das espécies cultivadas.

E então, ficou mais claro como fazer a irrigação das plantas de jardim vertical? Quer saber mais sobre o suporte ou os módulos da PlastPrime? Deixe sua mensagem nos comentários e conheça o nosso catálogo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *