Como funciona o piso modular esportivo?

Quadras esportivas são um grande atrativo em condomínios, clubes e escolas. Possibilitando a prática de diversos esportes – como futebol, voleibol, basquete e tênis – elas representam um espaço importante de socialização para crianças e adultos.

O projeto de construção ou reforma de quadra poliesportiva envolve uma série de decisões, entre elas a escolha de materiais, fornecedores e modalidades atendidas. É preciso pensar em equipamentos como traves e cestas, alambrados, demarcação de faixas, iluminação, arquibancada e muito mais. Entre as decisões a serem tomadas, uma das mais importantes, sem dúvida, é a escolha do piso que será utilizado.

A escolha do piso para quadra esportiva

O piso pode ser feito de diferentes materiais, como grama sintética, madeira ou estruturas de plástico. A escolha do revestimento adequado deve levar em conta a qualidade, resistência a agentes externos, praticidade e rapidez na montagem, geração de resíduos para instalação e a saúde dos usuários.

Quadras esportivas devem ser resistentes a fatores climáticos, como sol e chuva – quando externas – e ao impacto causado pelas práticas esportivas. Materiais pouco resistentes ou de baixa qualidade acabam tendo que ser substituídos em pouco tempo, aumentando os custos com manutenção do clube ou condomínio.

A escolha do material pode afetar, também, a saúde dos frequentadores da quadra. Pisos muito duros não absorvem o impacto e podem causar lesões nos atletas. Com crianças o caso pode ser ainda mais grave, pois há risco de lesionar placas de crescimento, afetando o desenvolvimento delas. Por isso, a escolha de materiais que absorvam parte do impacto é de fundamental importância para a saúde dos usuários de quadras esportivas.

Alguns tipos de pisos são bastante específicos para quadras esportivas, de modo que é necessária uma mão de obra especializada – normalmente são profissionais de agenda cheia! – para sua instalação. Por isso, materiais que sejam fáceis de instalar podem ajudar no custo e na praticidade da manutenção da sua quadra esportiva.

Para atender a essas demandas, o Piso Modular Esportivo da PlastPrime é uma ótima opção para o revestimento da sua quadra.

Como funciona o piso modular esportivo?

Módulos Indoor e Outdoor do Piso Modular EsportivoO Piso Modular Esportivo da PlastPrime é fabricado em polipropileno – plástico altamente resistente ao impacto, umidade e agentes biológicos. Pode ser usado tanto em quadras externas como internas e – por ser um piso modular – pode ser adaptado a qualquer modalidade esportiva.

É instalado sobre uma manta de polietileno, o que aumenta o amortecimento da quadra – permitindo a prática de esporte de alto impacto – e garante uma boa acústica – evitando reclamações por barulho, principalmente em condomínios.

O piso modular esportivo outdoor é altamente permeável, o que evita problemas de acúmulo de água na quadra. Também possui proteção UV, o que evita que o piso desbote com a luz do sol e também confere ao produto maior resistência ao desgaste.

O piso modular esportivo confere conforto, durabilidade, beleza e baixo custo de manutenção para quadras cobertas e descobertas. Vamos entender como ele funciona?

  1. O piso modular esportivo é um revestimento, sendo necessária base nivelada para recebê-lo. A base indicada é o piso de cimento e seu único requisito é a nivelação, que deve ser checada antes da instalação.
  2. As placas são encaixadas umas nas outras através de encaixes machos e fêmeas, formando o revestimento da quadra. Nas extremidades – se necessário – é possível cortar as placas com serra elétrica compacta, para encaixar o piso modular esportivo em cantos próximos a paredes ou pilares. Assim, a área de escape pode ser feita do tamanho necessário no projeto.
  3. Junto com as placas, estão disponíveis peças de rampa lateral que são encaixadas na extremidade do piso para facilitar o acesso – inclusive para deficientes físicos – garantindo acessibilidade à quadra.
  4. A demarcação é feita através de juntas de dilatação – quando necessário – e de pintura feita com tinta especial para plástico. Para a pintura recomenda-se tinta PU, que tem alta durabilidade e deve ser feita por equipe especializada.

E está pronto: rápido, prático e simples! A colocação do piso modular esportivo não gera entulhos, pode ser feito em algumas poucas horas  e a quadra fica liberada para o uso imediatamente após a instalação.

Por ser modular, o piso modular esportivo pode ser instalado e desinstalado quantas vezes você quiser, podendo ser trocada de lugar sempre que for necessário. E você pode ficar tranquilo quanto à durabilidade da sua quadra, pois o piso modular esportivo possui 5 anos de garantia contra defeitos de fabricação!

E então, ficou com alguma dúvida sobre como funciona o Piso Modular Esportivo? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESCUBRA TUDO SOBRE REFORMA DE QUADRAS ESPORTIVAS!