fbpx

Como garantir a segurança nas áreas de lazer do condomínio?

Muitas pessoas optam por viver em condomínios, sejam eles residenciais ou prediais, com o intuito de morar em um local com maior segurança e com áreas de lazer que toda a família possa usufruir. Esses espaços são vistos como uma das principais vantagens de morar em condomínio e a segurança nas áreas de lazer é uma das principais preocupações dos gestores desses espaços, bem como de seus moradores.

Por isso, selecionamos algumas dicas importantes para garantir a segurança nas áreas de lazer de condomínios. Continue a leitura:

Sinalização

É importante que as áreas comuns do condomínio sejam bem sinalizadas. Placas indicando a velocidade máxima permitida nas áreas internas e também indicando a localização dos espaços comuns como academia, piscina e quadra esportiva.

Para manter a segurança nas áreas de lazer, é também importante sinalizar áreas que não devem ser ultrapassadas como a casa de máquinas próximo da piscina e áreas de aquecimento central de água. Assim como indicar áreas onde não é permitido que crianças brinquem, como é o caso de áreas de garagens.

Pisos adequados

A escolha de pisos adequados é fundamental para garantir a segurança nas áreas de lazer em condomínios. Em passeios e calçadas, é importante que estes sejam antiderrapantes para evitar acidentes em dias de chuva. O mesmo vale para o entorno de piscinas, que são áreas onde estes imprevistos podem acontecer mais facilmente.

Já em áreas de playground, é interessante que o revestimento seja mais macio para evitar que crianças, principalmente as de menos idade, se machuquem ao cair.

Na hora de revestir quadras esportivas, uma solução inteligente e funcional é o piso modular para quadras esportivas. Esta solução permite manter a segurança nas áreas de lazer, pois o piso é de baixo impacto, o que previne lesões em crianças e adultos. Conheça mais sobre essa solução que evita estes e outros problemas comuns em quadras esportivas.

Regras claras no uso da piscina

Nas estações mais quentes do ano, piscinas são a principal atração em condomínios tanto para crianças como para adultos. No entanto, é nesse tipo de área onde acontecem os principais incidentes em condomínios, que podem inclusive ser bastante graves.

Para garantir a segurança nas áreas de lazer com piscinas, é importante ter regras claras no uso desta e é claro fazer com que elas sejam respeitadas no dia a dia.

As principais regras que devem ser estabelecidas para o uso da piscina são: não permitir que crianças com menos de 12 anos permaneçam na piscina sem a companhia de adultos, não correr nas áreas molhadas em volta da piscina e a proibição de mergulhos “de cabeça” que são extremamente perigosos pela falsa impressão de profundidade que algumas piscinas passam.

Jardins com segurança

A maioria dos condomínios procura manter áreas verdes como jardins e gramados para embelezar e tornar os espaços comuns mais agradáveis. A cautela contra acidentes e imprevistos também deve ser mantida nesse tipo de espaço.

O principal ponto para a segurança nas áreas de lazer com jardins é evitar o cultivo de plantas que possam trazer algum dano aos condôminos, especialmente crianças pequenas, como é o caso de plantas com espinhos ou aquelas cujo contato com a pele possa causar algum tipo de irritação ou alergia.

Outra questão que merece atenção no que tange a segurança nas áreas de lazer com jardins é o aparecimento de poças e a formação de lama em épocas de chuva. Além de causar acidentes, as poças podem acumular água contaminada e deixar que microrganismos indesejáveis se proliferem trazendo danos principalmente aos bichinhos de estimação que podem contrair doenças como a leptospirose em áreas empoçadas.

Uma sugestão interessante para evitar a formação de lama é o uso de estruturas permeáveis que facilitam o escoamento da água da chuva, garantindo a permeabilidade do solo e evitando a formação de poças em jardins.

Segurança nas áreas de lazer e condôminos satisfeitos

Assegurar que áreas de lazer sejam seguras e confortáveis é importante para manter a satisfação dos condôminos e garantir a harmonia e a boa convivência entre vizinhos.

Se você gostou das nossas dicas ou se tem alguma experiência ou sugestão que gostaria de compartilhar, conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *