Como garantir a permeabilidade do solo em garagens?

Em época de chuvas, as enchentes em grandes centros são notícias tão frequentes que beiram a banalidade. Elas são consequência da ocupação urbana desordenada e irresponsável: onde antes havia terra e vegetação com raízes que absorvem a água da chuva, hoje, temos edifícios, calçadas e asfalto.

Quando a água da chuva não é absorvida pela terra, ela escorre quase que em sua totalidade para a rede pluvial – que, muitas vezes, é entupida por lixo das ruas – causando verdadeiras catástrofes urbanas.

As prefeituras regularizam obras e reformas de forma que toda residência tenha uma porcentagem de área permeável, isso é: uma área onde a água da chuva seja absorvida pelo solo, escorrendo para o lençol freático.

Essa área depende da prefeitura de cada município e da zona em que o terreno se encontra. Locais próximos a rios e mananciais podem ter porcentagens maiores que outras zonas, mas o fato é que, sem a área permeável mínima, não é possível conseguir alvará de construção ou reforma.

Como resolver a questão de área permeável?

A solução mais simples seria, é claro, plantar jardins e gramados que, além de embelezar o ambiente, garantem a função de permeabilidade. Porém, muitas vezes, os terrenos são pequenos e busca-se ocupá-los de forma mais funcional. Além disso, gramados e jardins exigem disponibilidade e recursos para sua manutenção.

E aí entramos em um dilema: como garantir a área permeável mínima para evitar problemas com enchentes e inundações e ainda ocupar o terreno da melhor forma possível?

E se, em vez de ter uma garagem de concreto, você pudesse garantir a permeabilidade do solo em garagens?

Engenheiros, arquitetos ou pessoas com alguma experiência prática em jardinagem, obras e reformas residenciais sabem que plantar grama para botar o carro em cima é problema na certa. Isso porque, quando chove, a área vira um lamaçal e o gramado não sobrevive por muito tempo.

Como usar a sua garagem como área permeável?

Para garantir a permeabilidade do solo em garagens, grama pode ser a solução quando aliada a uma estrutura permeável de plástico – como a Estrutura Permeável para Confinamento da PlastPrime.

Esse tipo de estrutura sustentável e inteligente contribui fortemente para a redução do escoamento superficial, impede que a água forme poças, fazendo com que a chuva escorra para o lençol freático, o que evita, também, a formação de lama.

Esse tipo de estrutura possui, em média, 90% de área vazada – que será ocupada pela grama – garante um espaço drenante e permeável, além de ser sustentável.

A estrutura alveolar interligada e semiflexível – que lembra o formato de uma colmeia – garante que o peso aplicado sobre o material seja absorvido e dissipado. Isso basicamente quer dizer que o material segura o peso e não deixa que a terra embaixo dele seja compactada, o que garante a absorção de grandes quantidades de água, garantindo a permeabilidade do solo em garagens.

Se grama não for uma opção viável, outros preenchimentos podem ser usados em conjunto com a estrutura, de forma a garantir a permeabilidade do solo em garagens, tais como areia, saibro ou granilha.

Uma solução sustentável para garantir a permeabilidade do solo em garagens

Além de cumprir com os requisitos mínimos para obtenção de alvará de construção ou reforma, ao usar uma estrutura permeável para confinamento para assegurar a permeabilidade do solo em garagens, é possível aplicá-la de forma sustentável.

Essa possibilidade é de grande interesse para construtoras que buscam a certificação Leed – Leadership in Energy and Environmental Design – que certifica edificações sustentáveis, os chamados prédios verdes – ou Green Buildings.

Vivemos em tempos de grande discussão em torno do compromisso de cada um com o meio ambiente, em que o efeito das ações do homem na natureza é constantemente questionado e avaliados.

Mais do que uma palavra da moda, a sustentabilidade é uma nova atitude que deve ser levada por empresas de todos os setores. Além disso, o próprio consumidor, ao comprar um imóvel ou sala comercial, busca aliar aspectos pessoais com escolhas que ajudem ou, no mínimo, tenham menor impacto no meio ambiente.

Nesse jogo, todas as ações possíveis são válidas. Garantir a permeabilidade de espaços urbanos é uma questão pública e de responsabilidade de todos, e, quando aliada ao uso de materiais inteligentes e sustentáveis, ganha pontos extras.

E então, ficou com alguma dúvida a respeito de como garantir a permeabilidade do solo em garagens? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

  1. Pingback: O que é o conceito de Energia Zero? - Plastprime

  2. Pingback: Época de chuvas: como garantir a permeabilidade? - Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *