Como montar uma quadra itinerante?

Áreas de lazer em condomínios e clubes costumam incluir churrasqueira e piscina, na grande maioria das vezes. Além dessas opções mais tradicionais, a quadra itinerante esportivas também vêm sendo alternativas bastante procuradas.

A quadra proporciona momentos de lazer e descontração entre amigos e familiares, sendo uma oportunidade de manter o corpo em forma e mais saudável, além de ajudar a valorizar o imóvel. Porém, em muitas situações, não existe um espaço para ser dedicado exclusivamente para essa finalidade, e é aí que considerar uma quadra itinerante é o melhor a se fazer.

Uma quadra itinerante pode ser desmontada e montada novamente em outra área, sem nenhum tipo de prejuízo na qualidade de sua estrutura. Essa é uma alternativa conveniente para escolas que realizam gincanas ou atividades recreativas em diferentes locais e outros projetos do gênero.

Nesse artigo, preparamos algumas dicas para montar uma quadra itinerante. Acompanhe.

Arquibancadas

De maneira semelhante às estruturas concebidas para shows e eventos, a montagem de arquibancadas itinerantes pode ser usada para quadras esportivas.

Dependendo do porte da arquibancada, é aconselhável recorrer a um serviço especializado para esta parte da quadra itinerante, já que a montagem pode exigir profissionais com certificação própria para trabalho em altura, por exemplo.

Assentos

Para manter a ergonomia e conforto dos espectadores em uma quadra itinerante, é essencial ter assentos de qualidade. A PlastPrime oferece, em sua linha de produtos, dois modelos de assentos para arquibancada – um com encosto e outro sem -, que podem ser montados e removidos diversas vezes, sem nenhum tipo de problema.

Piso para uma quadra itinerante

Em um primeiro momento, a montagem de um piso adequado pode parecer a parte mais complicada na concepção de uma quadra itinerante. Isso porque é importante ter uma superfície que ofereça condições apropriadas para os atletas praticarem o esporte com conforto e segurança.

A PlastPrime conta, em sua linha de produtos de Pisos e Engenharia, com o Piso Modular Esportivo – PlastSport. Ele é composto por placas modulares que se encaixam umas nas outras, formando a superfície necessária para a prática desportiva. Por ser feita inteiramente com encaixes, é possível montar e desmontar a quadra quantas vezes for necessário, sem nenhum tipo de prejuízo.

O único requisito necessário para a montagem desse piso para quadras esportivas é uma superfície de base nivelada. Trata-se de uma solução sem custo de manutenção – que costuma ser um dos principais problemas em quadras esportivas -, e de boa qualidade.

Pisos muitos duros também podem ser prejudiciais em quadras esportivas, especialmente para crianças que ainda estão se desenvolvendo e podem ter as articulações prejudicadas pelo excesso de impacto nos pisos rígidos. Novamente, o PlastSport é uma excelente opção para a sua quadra itinerante por oferecer conforto acústico e, também, segurança às articulações dos atletas.

Oportunidades para uma Quadra Itinerante

A ideia de uma quadra itinerante pode tornar viável iniciativas educacionais e de lazer. Ela pode ser uma opção interessante em diversas ocasiões, como, por exemplo:

  • Utilizar melhor o espaço de uso comum em condomínios e clubes: a quadra pode ser montada, por exemplo, durante as férias escolares, quando a procura por esse tipo de espaço é maior. Quando a demanda diminui em época de volta as aulas, o espaço pode ser usado para outra finalidade;
  • Levar atividades esportivas e educacionais a comunidades e bairros sem infraestrutura para a prática de esporte;
  • Viabilizar gincanas escolares em locais sem condições específicas para a prática de esporte, como sítios ou clubes;
  • Possibilitar a organização de campeonatos esportivos em locais remotos;

A quadra itinerante pode tornar diversos projetos possíveis devido à praticidade de montar e desmontar a infraestrutura como um todo.

E então, gostou das nossas dicas para a montagem de uma quadra itinerante? Se você se interessou pelo assunto, sugerimos que leia, também, nosso artigo “Como reformar ou construir quadras esportivas?. Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *