Como reformar ou construir quadras esportivas?

A prática de esportes é difundida em todo o mundo, havendo, inclusive, modalidades de esportes específicas de certas culturas e/ou regiões. Entende-se que, além de benefícios para a saúde, a prática de esportes, principalmente os coletivos, tem um papel educacional e social muito importante na formação das crianças e dos jovens.

O esporte é praticado em muitas modalidades, podendo, ainda, ser levado a níveis de prática profissionais, amadoras e recreativas, e, dentre os mais populares no país, temos o futebol, o basquete, o vôlei e o handebol.

Em geral, as escolas e os clubes contribuem bastante com a formação de atletas, mas governos estaduais e municipais também devem oferecer estruturas esportivas à população como forma de incentivo à prática de esportes e promoção da saúde, e, por isso, é preciso reformar ou construir quadras esportivas.

Considerando a grande variedade de modalidades, a prática, muitas vezes, acaba exigindo demarcações e regras específicas, como é o caso dos esportes de quadra. Assim sendo, as instalações precisam ser construídas e/ou reformadas para receber a prática de mais de um esporte, ganhando, por isso, o nome de quadra poliesportiva.

Características das quadras esportivas

Uma quadra esportiva consiste, basicamente, em uma superfície plana, geralmente retangular, delimitada por marcações ou elementos que estabeleçam seus limites e dos demais componentes para a prática dos esportes aos quais se destina. As regras de demarcação, ao construir quadras esportivas, devem seguir normas nacionais e internacionais, que podem influenciar nas definições oficiais de cor para demarcação de medidas, assim como variações de dimensões.

A escolha dos materiais e pisos depende do esporte e, também, dos recursos disponíveis para construir quadras esportivas. Os componentes incluem linhas demarcatórias, tabelas, traves, postes, redes, além de sistemas de iluminação, caso a quadra seja instalada em um ambiente fechado ou tenha uso noturno.

Existe, ainda, uma enorme variedade de materiais para recobrimento de quadras, sendo os mais frequentes o cimento, madeira, grama, saibro, areia e, ainda, uma gama crescente de opções sintéticas.

Como construir quadras esportivas?

De acordo com as modalidades a serem praticadas, construir as quadras esportivas pode compreender planejar diferentes dimensões, tipos de piso, arquibancada e iluminação, sempre procurando, principalmente, a segurança dos atletas, o conforto térmico e acústico e a luminosidade adequada do ambiente.

Para isso, é muito importante, por exemplo, refletir sobre a orientação da quadra descoberta em relação à trajetória do sol, uma vez que se deve evitar a orientação Leste/Oeste, para não atrapalhar o campo de visão durante o seu uso.

A iluminação artificial adequada varia conforme a área. O cálculo exato deve ser feito com a ajuda de aparelho específico, chamado fotômetro. Se a quadra estiver muito próxima da casas, o alambrado é indispensável, sempre respeitando as distancias mínimas permitidas.

A escolha do piso aumenta o rendimento dos jogadores e diminui o desgaste das bolas e calçados. A textura do acabamento também interfere no desenrolar da partida: se o piso é áspero, a bola tem pique lento; já se for liso, o pique é rápido. Por essas razões, cada esporte tem uma superfície apropriada.

Como considerar a conservação ao construir quadras esportivas?

São vários os fatores que causam a deterioração de quadras e o seu consequente desgaste, sendo necessária a manutenção. Para realizar reformas em segurança, os mesmos princípios iniciais já descritos devem ser seguidos, e é muito importante entender a concepção do espaço, observando sempre seu projeto inicial e atendendo a todos os critérios da construção.

A reforma de quadra esportiva permite que o ambiente seja preservado e esteja sempre adequado para a prática das diferentes modalidades esportivas. A busca por materiais que valorizem as condições de sustentabilidade pode ser um excelente alternativa para quem busca mecanismos que protejam o meio ambiente, seja nos insumos de sua origem, ou na geração de seus resíduos.

Conheça as soluções da PlastPrime para reformar ou construir quadras esportivas e, se ficou com alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários. Até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *