Como ter plantas e animais de estimação em um ambiente harmonioso?

Se você ama ter um espaço destinado às plantinhas, mas também não abre mão que seus bichinhos de estimação tenham local para brincar, o post de hoje foi feito para ajudá-la!

Sabemos que conciliar estas duas coisas pode ser difícil, mas avisamos: é sim possível! Confira nossas dicas e garanta um ambiente harmônico entre a plantas e seus animais de estimação!

cachorro deitado na grama

Escolha plantas mais resistentes

Pense bem nas espécies que deseja cultivar. Plantas muito frágeis e delicadas não são uma boa escolha para um ambiente compartilhado com pets.

Opte por variedades mais resistentes, de caule e folhas mais grossas. Assim, se o seu bichinho acabar se atrevendo a brincar no jardim, as consequências não serão tão grandes. Não esqueça, pesquise antes de escolher!

Escolha plantas que não façam mal à saúde

Além de optar por plantas mais resistentes, é importante atentar para as espécies que podem fazer mal a seus bichinhos.

Plantas venenosas, com espinhos ou passíveis de aversões devem ficar de fora do seu jardim. Tudo bem que você pode gostar de algumas mudas que enquadram-se neste perfil, mas a saúde do seu animal de estimação em primeiro lugar, não é?

gato deitado com vaso de orquidea

Utilize cercas

Um método de proteção muito utilizado em jardins é a cerca. Ela inibe a passagens dos bichinhos, pois apresenta-se como um obstáculo de perigo para eles.

Calcule o tamanho da cerca de acordo com o tamanho dos seus animais, a fim de que não seja fácil pulá-la. Ainda, considere um espaço que seja prático e não atrapalhe o seu acesso ao local. Há inúmeras opções – em madeira, arame, tronco, bambu, plástico, etc. – que, inclusive, ajudam a deixar o jardim ainda mais bonito. É um cuidado que só traz benefícios, viu só?

Pense em um jardim vertical

Se você deseja muito cultivar determinada espécie de planta que apresenta caráter sensível, a dica é que você opte por uma alternativa ainda mais segura. O seu bichinho pode acabar pulando ou estragando a cerca, conseguindo acesso à plantação.

Quem sabe organizar um jardim vertical? Utilize pequenos vasinhos para isso! Assim você pode colocá-los a uma altura que não seja de alcance dos seus pets. É uma opção que garante a proteção e é super charmosa. Pense nisso!

jardim vertical

Organize um espaço para os animais de estimação

Os pets precisam de espaço para brincar e se desenvolver. Por isso, reserve um ambiente especialmente para eles – o ideal é um local amplo, com grama, propício para que façam suas travessuras. Com este espaço, a tentação pela brincadeira no jardim será bem menor, acredite!

Se a sua casa for pequena ou você não conseguir organizar um local destinado aos bichinhos, a ideia é fazer com que eles entendam que o jardim não é um espaço para eles. Pense em outras possibilidades para que eles se divirtam.

Utilize produtos para evitar escavações

Sabemos que alguns bichinhos adoram fazer buracos e escavar a grama e isso pode arruinar o seu jardim e as suas plantinhas.

Para evitar esse problema, a dica é utilizar alguns recursos que favoreçam uma convivência harmoniosa. Você poderá, por exemplo, colocar pedras decorativas, cercas e telas onde seu bichinho costuma escavar.

Ensine

Você pode tentar criar todos os impedimentos possíveis, mas se o seu bichinho for travesso, nada irá adiantar.

Por isso, é muito importante que ele seja devidamente treinado e, assim, respeite o ambiente e as regras da casa. Ensine-o, desde pequeninho, onde é o seu lugar para brincar e onde ele não deve ir.

A educação é também um fator super importante para os pets, pois eles precisam aprender a conviver em sociedade!

A gente sabe como é difícil conseguir aliar a diversão dos nossos pets a uma casa organizada e do jeito que a gente gosta. Por isso que cuidar tudo com amor e carinho é o mais importante! Dê atenção aos seus bichinhos para que eles entendam como são importantes para você. Com certeza, eles vão aprender a respeitar os demais e as regras da casa!

Gostou de nossas dicas de como ter plantas e animais de estimação em um ambiente harmonioso? Tem alguma experiência sobre isso para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eBOOK GRATUITO!

CONSTRUA O QUINTAL IDEAL PARA SEU CACHORRO!