Controle pragas e doenças de forma “natureba”

É possível combater males comuns — como  vaquinhas, lagartas e pulgões, entre outros problemas — com soluções caseiras e naturais, sem o uso de produtos químicos, de maneira prática e econômica.

As receitas são do guia “Horta em Pequenos Espaços”, desenvolvido pela Embrapa. As aplicações não necessariamente cessam o problema, mas garantem um controle satisfatório. Veja alguns:

  • Calda de fumo: pique 100 gramas de fumo e coloque em meio litro de álcool e mais meio de água. Deixe curtir por 15 dias. Depois desse período, dissolva 100 gramas de sabão neutro em 10 litros de água e coloque a mistura. Aplique na forma de pulverização.
  • Preparado com sabão: bom para controlar lagartas e ácaros. Dissolva 100 gramas de sabão neutro em meio litro de água quente. Na hora de aplicar, dilua novamente o preparado em 9,5 litros de água.
  • Calda de cebola: coloque 500 gramas de cebola picada em cinco litros de água. Deixe curtir por 10 dias. Coe. Misture com 1,5 litro de água na hora de aplicar nas plantas (pulverização).
  • Cravo-de-defunto: coloque meio quilo de folhas e talos da planta em cinco litros de água. Ferva por aproximadamente meia hora, ou, em infusão fria por duas horas.  Bom contra pulgões.
  • Calda de camomila: excelente para o controle de fungos. Em um litro de água, coloque 50 gramas de flores de camomila. Deixe de molho por três dias e agite a mistura cerca de quatro vezes ao dia. Coe e aplique três vezes por semana.

 

Fonte: Horta em Pequenos Espaços — Embrapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *