Plastprime

Como criar um ambiente seguro de recreação para crianças?

É unanimidade: para todas as crianças, o momento preferido de seus dias é a hora de brincar. E em tempos em que até mesmo os bebês já sabem mexer em um smartphone, é fundamental que brincadeiras lúdicas e coletivas sejam estimuladas. Por isso a importância de espaços de recreação para crianças, seja este em escolas, condomínios, clubes e até mesmo em restaurantes. Para que os pequenos possam brincar, se divertir e, assim, se desenvolver plenamente, espaços de recreação para crianças devem ser planejados de acordo. Pensando nisso, a seguir, saiba como criar um ambiente de recreação para crianças que seja aconchegante, seguro e divertido. Anote as nossas dicas:

Brinquedos e jogos

Em um espaço de recreação para crianças, evidentemente não podem faltar brinquedos e jogos para que elas se divirtam e interajam umas com as outras. Na hora de escolher estes itens, dê preferencia para brinquedos e jogos lúdicos e educativos. É importante, também, prestar atenção à compatibilidade entre a idade recomendada para uso dos brinquedos e a faixa etária das crianças que usarão o espaço. Atenção especial com crianças pequenas de até três anos, que tendem a levar partes dos brinquedos à boca e podem acabar engolindo.

Outro ponto importante na concepção de espaços de recreação para crianças é estabelecer um local onde os brinquedos e jogos sejam guardados após a brincadeira. Os pequenos devem ser estimulados a guardá-los adequadamente, ajudando a desenvolver o senso se responsabilidade e organização.

Não poupe nas cores

Um ambiente de recreação para crianças deve ser divertido e colorido, por isso, não poupe nas cores e procure deixar o ambiente divertido e estimulante para os pequenos. Tais escolhas vão contribuir para as brincadeiras e o desenvolvimento lógico e cognitivo das crianças.  

Disposição e adaptação de móveis

Em um espaço de recreação para crianças, é fundamental pensar em sua segurança e na prevenção de acidentes, possibilitando que estas brinquem sem que sofram machucados, arranhões ou cortes. Para tanto, é preciso avaliar com critério os móveis que serão dispostos na área de recreação para crianças. É importante escolher móveis com cantos arredondados, que vão evitar que as crianças se machuquem em caso de colisão com estes.

Em caso de já contar com móveis não adequados para espaços de recreação para crianças, e possível adaptá-los com cantoneiras, que podem ser de plástico ou de borracha. A disposição dos móveis no ambiente também deve ser vista com atenção. Alguns pontos podem se transformar em verdadeiras armadilhas, e não raramente passam despercebidos para aqueles que não estão habituados ao convívio com crianças. É o caso de móveis próximos a janelas, que podem causar acidentes trágicos caso a criança se debruce sobre estes. Por isso, é preciso atenção na disposição dos móveis, pensando em todas as possibilidades!

Revestimento de paredes

Assim como nos móveis, os cantos das paredes também devem ser vistos com atenção. O ideal é usar cantoneiras, preferencialmente de borracha, em espaços de recreação para crianças. O revestimento de paredes com materiais emborrachados também é uma sugestão interessante para proteger principalmente as crianças menores em casos de tombos.

Piso adequado para ambientes de recreação para crianças

O revestimento do piso é muito importante em espaços de recreação para crianças: ele deve trazer segurança em caso de tombos, conforto térmico e higiene. A PlastPrime oferece, em sua linha de Pisos e Engenharia, a solução ideal para ambientes de recreação para crianças.

O Revestimento Modular Plástico é um material leve, prático, resistente e que pode ser facilmente montado e desmontado. O revestimento está disponível em diferentes cores, podendo ser combinadas para a criação de um espaço divertido, onde a criança estará segura em caso de tombos e poderá brincar descalça, ficando protegida contra o frio do piso no inverno.

Além disso, caso você decida mover o espaço de recreação para crianças para outro local, ou ampliá-lo, a montagem e desmontagem do piso é feita através do encaixe das placas, facilitando todo o processo: não gera entulhos e nem necessita de mão de obra especializada, trazendo praticidade. E então, gostou das nossas dicas para criar um ambiente de recreação para crianças? Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe ou escreva um comentário. Até a próxima!

Sair da versão mobile