Cuidados com o jardim na estação das chuvas

A chuva, apesar de ser fator importante para o desenvolvimento das plantas, pode se tornar um problema para o seu jardim quando presente de forma contínua. O excesso de chuva acaba prejudicando o crescimento das espécies, impedindo não somente os resultados da produção, como, também, causando uma aparência fragilizada e sem vida.

Por isso, manter alguns cuidados com o jardim se torna algo fundamental – principalmente na estação das chuvas. Mas não se preocupe: com algumas precauções e uma rotina de atenção, você vai tirar isso de letra.

A seguir, confira alguns dos cuidados com o jardim que você deve tomar para mantê-lo sempre belo e saudável. Acompanhe!

1. Atenção ao solo é fundamental entre os cuidados com o jardim

Os cuidados preventivos aos danos da chuva começam muito antes das indicações climáticas. Na hora do plantio, o solo deve estar preparado para diferentes necessidades. Como, sob esse tipo de incidência, o solo tende a ficar mais úmido, é essencial preparar um substrato com drenagem eficiente e contínua, que possibilite não só o desenvolvimento dos nutrientes, como, também, a manutenção das raízes – que será o canal de transmissão das propriedades do solo à planta.

2. Cuidados com a adubação

A drenagem é essencial, mas de nada adianta se o solo não estiver devidamente preparado (com substâncias cruciais para o seu desenvolvimento). Não se esqueça de, regularmente, trabalhar a manutenção do solo e realizar a adubação.

Essas devem ser de acordo com as espécies em questão, mas precisam ser continuas para que tenham resultados efetivos. É o adubo que trará força à planta, deixando-a saudável e bonita, então, reforce a periodicidade nessas situações. E lembre-se: o solo é o grande responsável por produzir os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas!

3. O espaço do jardim deve ser bem planejado

Além de um solo bem drenado e cheio de nutrientes, é preciso considerar o ambiente de exposição do jardim. Antes de começar qualquer plantação, verifique se o local de origem possui boa ventilação e posição solar. Para que os problemas com o excesso de chuva sejam reduzidos, ter essa pequena atenção desde o início é fundamental. Você bem sabe que ambientes arejados inibem a proliferação de fungos e bactérias, além de reduzirem fatores como frio e umidade, não é mesmo?

4. O controle de pragas é essencial

As pragas tendem a se proliferar com mais intensidade em espaços de maior umidade e, consequentemente, são mais percebidas nos períodos de chuva. Por isso, é muito importante trabalhar na manutenção do jardim para que esse tipo de inconveniente não prejudique a saúde das plantinhas.

Utilizar um repelente natural e estar sempre de olho em pequenas evidências de fungos são as melhores formas de manter o controle do jardim. Lembre-se, também, de retirar ervas daninhas ou partes danificadas – incidências que são bem comuns em períodos de chuvas intensas.

5. Não esqueça da proteção de seu jardim

Esse é o diferencial de um jardim belo e cheio de vida! Hoje em dia, o mercado é farto de possibilidades e trabalha com modelos de telas muito eficientes na proteção contra chuvas, que são como aquelas utilizadas em estufas e possuem instalação bastante acessível. Esse tipo de proteção é capaz de controlar a passagem de chuva e, ainda, permitir penetração de radiações solares. Tudo o que você precisa, certo?

6. Tenha total atenção com a irrigação entre os cuidados com o jardim

Se a incidência de chuva é constante, a rega não precisa ser. Nesse período, é preciso ter atenção ao comportamento das plantas para definir sua rotina de rega. Se a chuva for continua, você deve, inclusive, suspender por um tempo esse cuidado. O excesso de água pode afogá-las e impedir a produção de nutrientes pelo solo.

Não é difícil, né? Com esses cuidados com o jardim, nem a estação mais chuvosa do ano vai conseguir acabar com a beleza do seu espaço. Basta um pouco de atenção extra e dedicação, e esses períodos de chuva não afetarão a saúde e o charme de seu jardim!

E então, ficou mais fácil agora lidar com os cuidados com o jardim na estação das chuvas? Se você ficou com alguma dúvida, deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Comentários neste post:

  1. Pingback: Melhores plantas para jardim vertical - Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *