Ícone do site Plastprime

Cuidados básicos para cultivar suculentas em casa

Quer ter um jardim, mas tem pouco tempo para cuidar? A solução: plantar suculentas. Essas plantas são muito práticas e requerem pouca manutenção porque a raiz, talo ou folhas têm um formato que permite o armazenamento de água em quantidades maiores do que plantas de outras espécies. Por isso, elas conseguem manter a reserva de líquidos e sobrevivem em ambientes áridos e secos. Típicas da África, elas são “irmãs” do cacto e costumam ter, ainda, uma penugem sobre as folhas, o que ajuda ainda mais no armazenamento de água.

Local

O primeiro cuidado básico é escolher um local ensolarado para elas ficarem. Sacada, beirais de janelas ou algum cômodo da casa onde o sol seja predominante ao longo do dia.

Rega

A rega é mínima: cerca de uma vez por semana e em pequenas quantidades, de preferência com um borrifador. Jamais deixe o solo encharcado. Para saber se ela precisa de água, toque a terra. Se estiver muito seca, é hora de molhar.

Há vários estabelecimentos que já vendem as suculentas plantadas em pequenos vasos – nesses casos, é possível formar um jardim com várias espécies e tamanhos, usando diferentes cachepôs, que podem substituir os pratos de retenção de água.

Linha Isto, ideal para suculentas!

Na ISTO!, estes produtos podem ajudar na construção do jardim de suculentas, com vários tamanhos e oito opções de cores. Você também pode plantar as suculentas, seja em vasos separados ou em um vaso maior. É possível, aliás, juntar vários tipos, pois elas não exigem ficar separadas de outras para se desenvolverem.

Nesse caso, a proporção para o plantio é uma parte de terra vegetal para duas de areia grossa. Também é interessante proteger a terra com cascalhos e pedras depois de plantadas – além de proteger, também auxilia na decoração. Fontes: M de Mulher e O Jardineiro.

Sair da versão mobile