Decoração: Misturando o novo com o velho

Decoração

Quem disse que misturar tendências não dá certo? Diferentes propostas podem, sim, promover uma bela decoração, desde que sejam trabalhadas adequadamente. O segredo, na verdade, é o bom gosto e a harmonização.

Uma super ideia que vem surgindo e fazendo a cabeça dos profissionais da área de design de interiores é a mistura do “novo” com o “velho”. Mesclar esses dois estilos é bem interessante e gera resultados esteticamente maravilhosos.

Pensando nisso, o post de hoje trará ideias muito bacanas de como promover essa mistura, a fim de deixar seus ambientes ainda mais aconchegantes. Acompanhe!

Decoração com elementos novos e velhos

Em decoração o que é novo e o que é velho?

Aqui, queremos falar de duas propostas decorativas: o novo, que nada mais é do que referências modernas, móveis práticos, sob medida, com design 100% atual; o velho, que se refere ao antigo, a uma proposta histórica, rica em detalhes e personalidade. São duas esferas opostas, reflexos da sociedade e seu desenvolvimento com o passar do tempo.

Onde o velho e o novo estão presentes na decoração?

As referências do “novo” e “velho” podem se mesclar para compor a decoração do ambiente, até nos mínimos detalhes. A presença desses conceitos deve ser percebida nos móveis, nas cores das paredes, nas texturas dos tecidos, nos objetos decorativos e na estrutura do local. Não há regras que determinem onde fica melhor usar o velho ou o novo: essa escolha depende de você!

Mas, afinal, como o velho e o novo podem ser combinados?

Há muitas maneiras de combinar estes dois estilos. Por isso, usar a criatividade é o que se pode fazer de melhor neste momento. A ideia é transparecer o seu estilo através do seu ambiente, então, você melhor do que ninguém sabe o que lhe parece bonito e o que não.

Decoração

Dicas para combinar o velho e o novo

Cores

Se você for trabalhar com móveis antigo e novos, procure opções de cores semelhantes. Isso porque a diferença estética deles não ficará tão acentuada se as cores conversarem entre si, promovendo a harmonia neste novo ambiente.

Personalização

Adequar peças do passado ao tempo atual pode ser uma ideia bem bacana! Permita-se fazer reformas e pinturas no mobiliário e itens de decoração, para que recebam mais personalidade e contemporaneidade.

Atenção aos detalhes

Brinque muito com os detalhes. Quadros, enfeites, tapetes e luminárias do tempo antigo são de fácil acesso e podem dar mais estilo ao ambiente. Ainda, é possível trocá-los de lugar com frequência e ir criando novas propostas.

Faça a manutenção dos móveis antigos

A restauração e a manutenção dos móveis antigos são muito importantes para que esta mistura entre novo e velho dê certo. É preciso tomar cuidado com possíveis pragas que possam estar estragando as peças mais antigas e se atentar para a higienização desses móveis.

Decoração

Tecidos

Abuse do uso de tecidos, pois eles são uma alternativa excelente para trazer alegria e cor ao ambiente. Troque os estofados antigos das poltronas, procure uma cortina nova e escolha tapetes com texturas mais encorpadas.

Seu estilo é sua maior referência

Traga referências dos seus hobbies nos objetos decorativos. Se você gosta de fotografia, que tal apostar em algumas câmeras antigas para colocar em sua prateleira? Ou se você gosta mesmo de ler, fazer uma espécie de biblioteca no seu armário? São ideias que misturam referencias do velho e do novo e ainda transmitem personalidade.

Reinvente!

Mude a proposta dos seus objetos. Pufes podem virar mesas de apoio, armários se transformar em aparadores. Reinvente as propostas e desmistifique cada um dos seus objetos. Quando você se der conta, o velho vai estar virando novo e o novo um objeto vintage!

Decoração Retrô
Estilo retrô

Escolher eletrodomésticos e eletrônicos no estilo retrô é um charme. Quando misturados a um ambiente sofisticado e moderno, ficam ainda mais em evidência. É uma ideia muito legal e que dará um charme todo especial à sua decoração, experimente!

Velho e novo:  essa combinação tem tudo para dar certo… é só usar a criatividade e estilo!

E então, gostou de nossas dicas? Tem algum outro exemplo de como misturar o novo com o velho na decoração? Conte pra gente nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *