Plastprime

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: por que é importante prestarmos atenção a esse tema?

Após anos de discussão, líderes de governo e de Estado de todo o mundo aprovaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui 17 objetivos – os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – para se alcançar a meta, que se resume em um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade.

Quais os objetivos?

O maior objetivo da Agenda é acabar com a pobreza em todas as suas formas e lugares – um desafio imenso para o mundo que engloba não só o poder público e as empresas, mas também cada um de nós. Além disso, as ações da ONU não precisam ser implementadas somente por grandes empresas: negócios de qualquer porte podem adotar atitudes em prol de um planeta mais próspero, com mais paz, liberdade e igualdade.

Dos 17 objetivos, vários se relacionam com áreas da construção civil que, por si só, é uma atividade que gera impactos ambientais importantes. Um exemplo é o ODS 8: “Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água”, relembrando que é possível adotar medidas para gerar essa economia em uma obra, além de prever, neste projeto, mecanismos que gerem essa economia no dia a dia, como dispositivos em banheiros e torneiras.

Os ODS 11:

O ODS 11, “Tornar as cidades assentamentos humanos inclusivos, seguros e resilientes”, também está diretamente ligado com as edificações – são os profissionais da área (arquitetos, engenheiros), responsáveis por pensar e criar projetos que melhorem a vida das pessoas e incluam – e não excluam – a cidade.

Dentro desse objetivo, se espera, por exemplo, que até 2030 aconteça a urbanização de favelas, e que as pessoas tenham acesso a moradias seguras, adequadas e com um preço acessível.

Também é possível contribuir para o ODS 7: “Garantir acesso à energia barata, confiável e sustentável”, com infraestrutura e tecnologias que gerem economia de energia e também promovam formas alternativas de captá-la (como a energia solar, por exemplo).

Quem quiser saber mais sobre os outros objetivos, pode ler mais aqui.   Fonte: Pnud.

Sair da versão mobile