Plastprime

6 dicas para manter a casa organizada

Manter a casa organizada e bonita, às vezes, parece um grande desafio, principalmente considerando a rotina corrida do dia a dia, certo? É preciso se dedicar, mas também aderir a algumas opções práticas que otimizam tempo e trabalho. Com planejamento e leveza, essa missão que parece impossível se torna fácil e livre de estresse. Quer saber como começar? Confira neste post algumas dicas que podem fazer diferença para garantir que seu espaço esteja sempre em ordem e sua casa sempre organizada. Acompanhe!

1. Crie uma rotina para manter sua casa organizada

casa organizada

Criar uma rotina de organização é o primeiro passo para que a sua casa fique sempre em ordem. Ela é bem simples, e inclui arrumar a cama, tirar os lixos dos banheiros e da cozinha, dobrar as roupas e lavar/guardar as louças da cozinha. Acordando 15 minutinhos mais cedo, você pode incluir esse hábito no seu dia a dia e garantir uma casa organizada. Em um primeiro momento, pode até parecer cansativo, mas em pouco tempo você já estará fazendo isso no “modo automático”.

2. Não deixe para depois

Uma das premissas da boa organização é não deixar nada acumular. Por isso, adote o mantra do “não deixe para depois” no seu cotidiano. Se você tirou algo do lugar e não vai mais usar, guarde de volta; se sujou algo, já lave. Assim, o volume de bagunça fica bem menor e você não sofrerá pensando em tudo que precisa arrumar. Aos poucos, o trabalho vai parecer bem menor!

3. Invista em uma decoração prática

Uma casa com boa decoração e muitos enfeites pode ser uma aposta muito charmosa, mas que deixa a desejar no quesito praticidade. Isso porque acaba exigindo tempo e energia para a manutenção da organização. Por isso, prefira opções mais modernas e versáteis, como móveis que podem ser facilmente reposicionados e tenham caráter multifuncional.

Use o conceito de que o menos é sempre mais e não sofra com problemas de organização. Por exemplo, que tal incluir uma mesinha banqueta multifuncional na sua casa? Ela tem tudo a ver com essa ideia e vai ajudar a deixar seu lar mais otimizado e arrumado – e com muita personalidade!

4. Aposte em organizadores

Hoje em dia, há muitas variedades de organizadores que podem auxiliar a manter seus pertences em ordem. Caixas com divisórias, prateleiras, suportes, gaveteiros e ganchos são algumas das apostas que você pode incluir nos seus ambientes. Tendo locais adequados para acomodar suas coisas, fica muito mais fácil se livrar da tão temida bagunça.

5. Coloque metas de organização

Manter sua casa organizada é sinônimo de planejamento. Por isso, distribua as tarefas mais minuciosas e estipule metas. Por exemplo: neste final de semana, você organiza seu quarto e closet, no próximo, a cozinha, no outro, a varanda e sala de estar, etc.. Periodicamente, você vai precisa renovar o espaço e as energias de seu lar, se livrando daquelas coisas que não usa mais e colocando em prática novos métodos de ordenação. Assim, de forma gradual, você vai conquistando uma casa organizada e muito prática.

6. Mantenha cada coisa em um lugar para ter um casa organizada

Espalhar os seus pertences pode ser uma armadilha no processo de organização. Por isso, prefira criar uma lógica inteligente de arrumação. Por exemplo: se os seus produtos de beleza ficam no quarto, não espalhe alguns pelo banheiro; se suas roupas ficam no armário, não deixe outras no quarto ao lado; se as louças ficam na cozinha, nada de espalhar utensílios pela varanda; se os livros ficam na biblioteca, esqueça a ideia de deixar alguns exemplares na sala de estar. Você precisa ter um espaço de referência para cada tipo de objeto para que consiga organizá-los com muito mais facilidade. Manter o lar doce lar com a organização em dia exige disciplina e um pouco de atenção, mas nada que vá lhe fazer perder muito tempo! Organize suas prioridades e viva feliz no seu ambiente, afinal, o que importa é você se sentir e em harmonia com o seu espaço.

E então, pronta para colocar essas dicas em prática? Você tem algum outro conselho sobre como manter a casa organizada sem estresse? Deixe sua mensagem nos comentários!

Sair da versão mobile