Plastprime

Como drenar o excesso de água dos seus vasos

Cuidar da drenagem do vaso é uma maneira de garantir que a saúde de sua planta esteja em dia. A partir do momento em que decide plantar, ou manter a qualidade de vida do lado verde que rodeia seu dia a dia, é preciso tomar algumas atitudes para que a planta continue seu ciclo de existência sem grandes problemas. Aqui, você vai aprender como eliminar um deles: o excesso de água do vaso.

Você pode realizar o plantio corretamente, com todos os cuidados com a muda, ou com a troca da planta para o novo vaso, incluindo detalhes relacionados a qualidade da terra, adubagem correta, regas nos períodos adequados e até mesmo a poda de tempos em tempos. Mas, se você não tomar o devido cuidado com a drenagem de água do vaso, sua planta não terá um ciclo de vida adequado. Ou seja, ela morrerá.

Isso acontece porque os vasos possuem ciclos completos, mas que, diferentes da terra e de tudo o que pode ser encontrado na natureza, foi montado de forma a impor certas condições à planta. Se elas não estiverem o mais próximo possível de seu habitat, elas não conseguirão sobreviver. No caso da falta de drenagem, a água se acumulará no fundo do vaso, e isso prejudicará a raiz.

A importância de cuidar da drenagem no vaso

Sem a drenagem correta, a terra ficará compactada na parte de baixo do vaso, o que evitará que certos resíduos façam o ciclo completo da troca de gases da raiz às folhas. Nos casos mais graves, a terra apodrecerá, seguida da raiz até que a planta inteira esteja prejudicada e condenada. Para evitar que isso aconteça, então, você poderá fazer dois tipos de drenagens: com areia e com a manta adequada.

Drenagem com areia

Para que a drenagem com areia esteja corretamente aplicada, você precisa seguir os seguintes passos: no fundo do vaso, insira uma camada de argila expandida ou pedra brita. A função desta etapa é proporcionar mais ar para que os furos do vaso tenham acesso à reciclagem proposta pelo ciclo da água. Por cima, coloque uma camada de areia lavada (aquela encontrada para construção), até que a primeira etapa esteja coberta.

Agora é a hora do plantio em si. Insira o substrato orgânico e a muda, ou a planta inteira, com todo o cuidado para que a raiz esteja adequadamente inserida no vaso, enquanto o início do caule, se for o caso, não passe da borda. A intenção é que, aos poucos, com as regas, você complemente com mais substrato orgânico, pois a terra tende a baixar ligeiramente. Pronto, esta é uma etapa de inclusão de drenagem correta.

Drenagem com manta

A outra forma é a inserção da manta, encontrada facilmente em lojas de jardinagem. Neste caso, o mesmo processo deve ser feito: inserir argila expandida ou pedra brita no fundo, acima dos furos e, ao invés de inserir areia, colocar uma camada da manta. Caso não a conheça, ela é feita de material semelhante ao encontrado em filtros de ar-condicionado.

Em seguida, insira todo o substrato orgânico e a planta da mesma forma que o processo anterior te ensinou. A manta servirá para absorver a água e deixá-la fluir lentamente para o fundo do vaso, enquanto alguns compostos orgânicos não passarão para o chão, evitando manchas indesejadas. Porém, o ciclo de vida da manta é menor que o da areia, então, fique de olho na saúde da planta após alguns meses.

Os benefícios para a saúde da planta

Há diversos benefícios relacionados à drenagem para a saúde da planta, tais como:

É essencial cuidar do jeito certo

Suas plantas precisam ter seus respectivos ciclos respeitados, e o mínimo que você pode fazer é cuidar para que isso aconteça de forma natural, com toda a técnica aplicada ao plantio, rega e poda de todos os vasos.

Sair da versão mobile