Ervas para ter no jardim: o poder das plantas medicinais

Você já parou para pensar que, além das variedades clássicas, você pode incluir as plantas medicinais no seu jardim? É uma ideia muito bacana que, além de deixar o espaço mais harmonioso, pode trazer benefícios no controle de enfermidades.

Se você mora em apartamento, as ervas com fins medicinais podem ser tranquilamente cultivadas em casa, desde que os cuidados básicos sejam tomados.

E então, tem interesse em aderir a essa ideia? Confira no post de hoje as espécies mais indicadas para cultivar em casa, bem como suas propriedades e peculiaridades de manutenção. Acompanhe!

6 plantas medicinais para plantar em casa

1. Camomila

A camomila possui ações anti-inflamatória natural e digestiva, sendo muito utilizada para aliviar cólicas e outros problemas gástricos. Além disso, ela tem ação calmante e hidratante.

Para seu consumo, é necessária a infusão das folhas em água para a extração do chá. A princípio, não há nenhuma contraindicação comprovada para o uso dessas plantas medicinais.

Em relação à plantação, o cultivo da camomila é bastante simples. Ela pode ser plantada diretamente na terra ou, então, em pequenos vasinhos. Além de ter um perfume agradável, é capaz de embelezar o ambiente com suas belas flores de cor amarela.

2. Capim-limão

Originária da Índia, essa erva é uma excelente opção para cultivar em casa, já que atua como calmamente e analgésico para enfermidades estomacais, e ainda é saborosa. O capim-limão, geralmente, é plantado por meio de transplante de mudas. Como exigências para o seu crescimento estão um solo fértil, a rega semanal e uma boa iluminação.

3. Boldo

O chá de boldo é popularmente conhecido para a melhora da digestão, de problemas de fígado e limpeza do sangue. Isso porque as propriedades dessa planta medicinal incluem as ações diurética, desintoxicante, antioxidante e antibacteriana.

O boldo é, mesmo, uma erva cheia de benefícios, mas que deve ser utilizada moderadamente. Além disso, não deve ser usada por gestantes e pessoas com enfermidades hepáticas. Ela pode ser plantada no jardim ou em vasos. Se a segunda opção for a escolhida, é importante escolher modelos grandes e posicioná-los em local de incidência solar, já que essa espécie não resiste a locais muito frios ou de grande umidade.

4. Babosa

Você já deve ter ouvido sobre o uso da babosa como cosmético, certo? Ela é muito utilizada para hidratação de unhas e cabelos e tem eficácia comprovada! A babosa também apresenta poder curativo e bons resultados para tratamento de lesões ou queimaduras.

E se você acha que o cultivo da babosa é difícil, saiba que serão apenas necessários alguns cuidados básicos para o seu desenvolvimento: terra bem drenada, espaço amplo para enraizamento e rega de uma vez por semana.

5. Manjericão

Provavelmente você já usa essa variedade para fins culinários, mas o manjericão também tem fins medicinais.

Além de dar um gostinho especial aos pratos, ele possui propriedades importantes para a saúde, e pode ser utilizado para tratar inflamações na garganta, bem como aliviar febre e cansaço.

O seu plantio é muito fácil, podendo ser feito em pequenos vasos – só preste atenção ao controle de pragas e reações ao clima, pois a umidade pode prejudicá-lo.

6. Lavanda

Não há como negar que a lavanda pode embelezar ainda mais o seu jardim, já que suas flores de cor violeta são delicadas e apresentam aroma perfumado.

Além disso, ela demonstra excelentes resultados terapêuticos para melhora do sono e combate ao estresse. A lavanda pode ser plantada no seu jardim, em local de incidência solar e de menor umidade.

Viu como essas pequenas plantinhas podem ser poderosas? Por trás da aparência frágil, nessas variedades estão presentes muitos benefícios relacionados à saúde e ao bem-estar. Incluir essas plantas medicinais no seu jardim, horta ou cantinho verde da casa tem tudo para ser uma escolha muito inteligente!

Conheça mais 16 plantas medicinais, quais são as suas características, para que são utilizadas e como cultivá-las em casa! CLIQUE AQUI para acessar esse material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER SABER COMO TER UMA HORTA CASEIRA DE SUCESSO?

Baixe agora nosso material gratuito com dicas valiosas!