Horta em apartamento: é possível?

Há quem diga que as hortas são exclusividade de grandes espaços, mas a verdade é que as tecnologias e as opções de mercado têm evoluído, permitindo plantações mais compactas – inclusive, de horta em apartamento.

E não há nada de muito complicado nesse processo: com algumas técnicas e cuidados simples, as espécies têm tudo para se desenvolverem plenamente em sua hortinha.

Quer saber mais sobre essa ideia? E como construir a horta em apartamento ideal para o seu espaço? Confira tudo no artigo a seguir!

Como é uma horta em apartamento?

As hortas são espaços férteis de terra, onde é feito o cultivo de legumes, temperos, ervas e hortaliças. Geralmente, ficam em ambientes externos, sob condições favoráveis e de alta luminosidade.

No entanto, hoje em dia, as hortas ganharam versões mais modernas – adaptadas à realidade dos apartamentos. Sim, se tornou possível cultivar muitas variedades também dentro de ambientes fechados.

Então, não tenha receio: com planejamento e carinho, a horta em apartamento poderá ser igualmente saudável e bonita!

Como fazer uma horta em apartamento?

Não há nenhum mistério para a concepção de uma horta caseira e destinada a ambientes internos. Há, inclusive, opções muito criativas que podem ser trabalhadas nessa ideia.

As chamadas hortas verticais (que ficam presas às paredes), por exemplo, constituem o modelo mais indicado. Para construí-las, basta seguir alguns passos:

  • Identificar o local de plantio, que deve ser em uma parede ampla, arejada, de fácil acesso e que receba incidência de luz solar.
  • Pensar na estrutura da horta, bem como nos recipientes que serão usados para o cultivo das espécies. Para a primeira, indicam-se estrados ou suportes em arame, madeira, plástico ou ferro. Em relação aos recipientes, podem ser usados vasinhos (plástico ou cerâmica), latas de alumínio, podes de vidro, garrafas plásticas e até caixinhas de madeira.
  • Escolher as melhores espécies para plantio.
  • Realizar o plantio de forma adequada, com boas ferramentas e muito cuidado.

O que plantar nesse tipo de horta?

Não há como negar de que a horta em apartamento pode trazer alguns impactos para o plantio, por isso, o ideal é apostar em espécies que se adaptam bem a essas condições. Confira as dicas a seguir para acertar em cheio na escolha:

  • Temperos/ervas: variedades como a hortelã, o tomilho, a sálvia, o manjericão, a salsinha, a cebolinha, o coentro, a melissa, o orégano e o alecrim.
  • Legumes: variedades como o tomate, o pepino, a cenoura, a vagem, o rabanete e o pimentão
  • Hortaliças: variedades como a alface, o espinafre e a acelga.

Como cuidar de uma horta em apartamento?

Os cuidados da horta em apartamento não se diferenciam muito do das hortas “tradicionais”. Veja só:

  • Iluminação: seja qual for a espécie escolhida, ela precisará de contato com a luz solar (algumas mais, outras menos). Por isso, garantir que recebam incidência solar diária é fundamental.
  • Solo fértil: o solo precisa ser fértil, preparado com compostos orgânicos ricos em nutrientes para o desenvolvimento das espécies. O uso de fertilizantes naturais também é bem-vindo.
  • Adubação: a adubação deve ocorrer de forma regular, a partir de restos orgânicos: cascas de frutas e ovo, fezes de animais, grama, minhocas, borra de café ou compostagem.
  • Controle de pragas: manter as pragas longe é fundamental para a saúde das plantinhas. Por isso, atenção e a aplicação de pesticidas naturais são muito importantes nesse processo.
  • Rega: a rega regular é o segredo para uma horta bonita e saudável. A periodicidade varia um pouco de acordo com a espécie, mas a principal orientação é a de manter o solo sempre úmido – sem encharcar!
  • Poda: podar também faz parte do processo de desenvolvimento das espécies, então, incluir essa prática nos cuidados de manutenção garante resultados ainda melhores. Tirar sempre as pontas secas e folhas mortas é o segredo!

As hortas de apartamento são, sim, possíveis! Com um planejamento adequado e alguns cuidados de manutenção, ficará fácil manter as espécies sempre cheias de vida também nos ambientes internos!

E você, o que acha da ideia de desenvolver uma horta em apartamento? Tem alguma outra dica para isso? Deixe sua mensagem nos comentários!

  1. Pingback: Como as crianças podem ajudar na horta ou jardim em casa? - Blog Plastprime

  2. Pingback: Insetos no jardim: saiba quais manter por perto! - Blog Plastprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *