fbpx

Ideias para ter uma horta em apartamento!

Como já vimos aqui no blog, este é o momento certo para iniciar uma hortinha caseira. Porém, muitas pessoas acabam pensando que esse é um privilégio apenas de quem tem grandes jardins em sua residência. Nada disso! Hoje há ótimas ideias de horta em apartamento e em espaços enxutos!

Cozinhar com temperos, legumes e hortaliças fresquinhos e orgânicos, colhidos na hora, não é exclusividade de quem mora em casa. Seja em vasos empilháveis em um cantinho do apê ou em um jardim vertical na sacada, neste artigo, veremos que é possível ter uma bela horta em apartamentos. Confira a seguir!

6 ideias de horta em apartamento: comece já seu projeto

A hortinha em apartamento pode ser cultivada em qualquer local disponível – incluindo prateleiras, escadas, estantes -, apenas é importante que no espaço suas espécies não fiquem expostas a vento excessivo e que recebam a luz solar necessária para seu desenvolvimento. 

Veja agora algumas inspirações para começar a sua hortinha no apê!

1. Jardins verticais

Os jardins verticais são uma grande tendência e uma das ideias de horta em apartamento mais modernas e práticas. Eles não requerem grande espaço e, ainda, ajudam a ornamentar e a personalizar ambientes. 

Há, basicamente, duas possibilidades aqui: vasinhos fixados na parede ou a utilização de estruturas próprias para o desenvolvimento de jardins verticais. Essa segunda opção tem conquistado cada vez mais adeptos, por sua praticidade e beleza. Esses módulos garantem a sustentação necessária para sua hortinha se desenvolverem bem.

Se você gostou dessa ideia, saiba que a PlastPrime possui um dos modelos mais diferenciados do mercado, o PlastWall: ele tem proteção antimicrobiana, que impede a proliferação de microrganismos no espaço de sua horta, não demanda manutenção e dispensa o uso de vasos.

2. Vasos empilháveis

Tem pouco espaço ou quer iniciar sua horta apenas em um cantinho estratégico? Os vasos empilháveis são a solução perfeita para isso! Eles permitem que sua hortinha vá crescendo verticalmente, por meio do acoplamento de mais vasinhos quando necessário. Além de super prático, ele ornamenta muito bem qualquer espaço.

3. Vasos na cozinha

Já pensou ter uma hortinha de temperos sempre frescos ao alcance de suas mãos? Isso é possível, mesmo para quem tem um espaço mais enxuto.

Uma das ideias de horta em apartamento a ser considerada é incluir vasos na cozinha. E isso pode ser feito de diversas maneiras, veja algumas:

  • Latinhas estilizadas podem ser reaproveitadas e servir de vasinhos, compondo uma decoração mais vintage e retrô em sua cozinha – fica um charme!
  • Se sua cozinha tem uma bancada, você pode projetar um cantinho dela para colocar seus condimentos e os vasinhos – ficará organizado e muito prático!
  • Você poderá colocar vasinhos suspensos na janela da cozinha, aproveitando bem esse cantinho e a luz solar desse espaço.
  • Fazer uma pequena estante com caixotes de madeira também é uma ideia bem atual e fácil de executar!

4. Hortinha na sacada

Uma sacada com jeitinho de jardim: há charme maior? Essa é uma tendência super em alta nos projetos, gerando um aconchego único, além de proporcionar maior contato com o verde em meio ao cinza das grandes cidades.

E, entre suas flores preferidas, você poderá ter também uma horta nesse ambiente. É possível utilizar alguns vasinhos suspensos, outros apoiados em prateleiras, em bancos ou estantes – fica uma composição bonita e otimizada, principalmente com vasinhos coloridos, para criar uma decoração mais dinâmica e moderna.

Ainda, na sacada também é possível utilizar os módulos de jardim vertical, criando uma parede verde com sua hortinha, o que ajudará a trazer, de quebra, mais conforto ambiental para esse espaço.

5. Vasinhos na janela

Se você não tem sacada e seu espaço é bem compacto, não se desespere – há também ideias de horta em apartamento que podem ser aplicadas nessas condições!

Por exemplo, colocar vasinhos na guarda ou parapeito da janela da sala, podendo colocar uma prateleira de apoio para ganhar mais espaço – ficará uma bonita decoração e as espécies de sua hortinha ainda por cima poderão receber boa luz solar.

6. Horta em garrafas PET

Outra possibilidade de custo acessível é desenvolver sua hortinha em garrafas PET, reaproveitando esse material e tendo uma atitude sustentável.

Você poderá dispor esses vasinhos improvisados de diversas maneiras: no chão, fixados na parede conforme seu espaço, cortando apenas a base da garrafa e ornamentando-a conforme seu gosto. Outra ideia que fica muito bonita é fazer uma hortinha suspensa com garrafas PET – o efeito lembra o de uma cortina verde, fica um charme!

E então, gostou dessas ideias de horta em apartamento? Se quer começar logo esse projeto, baixe gratuitamente nosso Guia para o jardineiro iniciante e mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *