Inovação tecnológica: aplicativos sustentáveis

A popularização dos smartphones, na última década, impulsionou o mercado de aplicativos, cuja disponibilidade e quantidade crescem cada vez mais.

A grande maioria das pessoas possui, em seus smartphones e tablets, apps para e-mail, mensagens instantâneas e redes sociais, e uma inovação interessante que ganha cada vez mais espaço é a criação de aplicativos sustentáveis.

Eles ajudam o consumidor a ter práticas mais conscientes na sua rotina de diferentes formas, e é sobre os aplicativos sustentáveis que falaremos no artigo de hoje. Acompanhe.

Redução de emissões de CO2

Reduzir as emissões de CO2 e outros gases que contribuem para o aumento do efeito estufa deve ser a meta de todas as pessoas que desejam ter atitudes mais sustentáveis. Para isso, é preciso, antes de qualquer coisa, entender em que atividades rotineiras se concentram as suas emissões é essencial.

Para isso, existem várias opções de aplicativos sustentáveis: o Green Tips (Android), que reúne mais de 150 dicas que ajudam a reduzir a emissão de gases de efeito estufa, o UNEP Carbon Calculator (iOS), que calcula as emissões de carbono diárias, e o Carbon Z (Android), que também ajuda a fazer o cálculo e até indica quantas árvores devem ser plantadas para neutralizar esses efeitos.

Aplicativos sustentáveis para alimentação

Quanto mais para cima na cadeia alimentar está um alimento, mais energia e recursos naturais são necessários para produzi-lo. Para fabricar um quilo de carne bovina, são necessários quase 9 mil litros de água, enquanto a produção de 1 kg de feijão consome menos de 200 litros.

Dessa forma, a adoção de uma dieta baseada predominantemente em vegetais e com menos carne pode ser benéfica não apenas para a sua saúde, como também para a saúde do planeta.

Existem aplicativos sustentáveis voltados à alimentação que procuram ajudar o usuário a encontrar restaurantes vegetarianos e veganos, é o caso do Happy Cow (Android e iOS) e do VegMan (iOS).

Consumir alimentos orgânicos é uma opção saudável e que também é mais sustentável. Isso porque os pesticidas são responsáveis pela contaminação de aquíferos e do solo, comprometendo os recursos naturais do planeta.

Entre os aplicativos sustentáveis que ajudam o usuário a consumir mais alimentos orgânicos destaca-se o Mapa de Feiras Orgânicas (iOS e Android), que ajuda a encontrar feiras orgânicas em diferentes cidades do Brasil.

Transporte

O transporte é um dos grandes responsáveis pelas emissões de CO2, devido à queima de combustíveis fósseis, que contribuem para o aumento do efeito estufa.

Aplicativos sustentáveis que facilitam o uso de veículos verdes, como bicicletas, ou que incentivam o compartilhamento aliam sustentabilidade com tecnologia. É o caso do BlaBlaCar (iOS e Android), app que une caronas e caroneiros com segurança. Já o Strava (iOS e Android) incentiva o uso de bicicletas e monta novas rotas de forma colaborativa.

Reciclagem

Reciclar é uma atitude amiga do planeta, pois evita que novos recursos sejam utilizados, reduzindo o impacto do consumo. Além de separar o lixo reciclável, utilizar produtos de origem reciclada também é importante: conheça o caso da reciclagem de caixinhas longa vida na construção.

Entre os aplicativos sustentáveis que focam no incentivo da separação do lixo, destaca-se o Rota de Reciclagem (iOS e Android), que ajuda o usuário a encontrar pontos de reciclagem, como cooperativas e locais de coleta no país todo. O aplicativo é desenvolvido pela Tetrapak, principal fabricante de caixinhas longa vida do mercado. A PlastPrime trabalha com tecnologia para a reciclagem dessas caixinhas e transformação em lindos pisos permeáveis, saiba mais sobre esse processo!

Economia de energia e recursos naturais

O uso de energias limpas ainda é pouco expressivo em escala mundial. Grande parte da matriz energética é composta de energias cuja produção emite gases de efeito estufa, ou é proveniente de fontes não renováveis. Por isso, reduzir o consumo de energia e de outros recursos naturais, como a água, por exemplo, é uma atitude sustentável.

Para ajudar aqueles que desejam ter atitudes mais amigas do planeta, existe uma série de aplicativos sustentáveis disponíveis, como é o caso do Sai desse banho (iOS), que ajuda o usuário a reduzir o tempo gasto no chuveiro, contribuindo para a economia de água. Já o Pegada Hydros (iOS e Android) calcula o uso diário de água da pessoa e ajuda com dicas de como pode ser resumido o consumo.

Também são várias as opções de aplicativos sustentáveis para economia de energia, como é o caso do Eco Charger (Android), que evita o consumo desnecessário de energia ao mante o celular conectado ao carregador quando este já está carregado.

E então, gostou das nossas dicas de aplicativos sustentáveis? Conhece ou utiliza algum que não está na nossa lista? Conte para a gente nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EBOOK GRATUITO:

FERRAMENTAS QUE AUXILIAM

A GESTÃO DE OBRAS!