Plastprime

Jardim com muito sol? Descubra o que plantar!

É sempre uma vantagem ter o sol como principal fonte de luz, sobretudo quando se trata de algo relacionado à natureza. Se você tem um espaço aberto à disposição, e a luz solar te parece excessiva, saiba que para tudo há uma solução, e você pode ter um jardim maravilhoso debaixo de todo o sol do mundo.

Para isso acontecer, porém, são precisos alguns cuidados, os quais você vai conhecer a partir de agora. Aqui, você também vai encontrar nada menos que 8 plantas que adoram a luz do sol em cima de suas folhas por todo o dia. Com elas, acredite, não haverá mais problema de folhinhas murchas sofrendo com o calor.

Antes de mais nada, quais são os principais cuidados mesmo?

Jardim com muito sol

Plantar em lugares cuja incidência de luz solar seja constante precisa de dois tipos de cuidados: com a terra e com a rega.

Para a terra, opte pelo composto orgânico que oferecer mais vitaminas aos primeiros dias, além de ter minhocas circulando, se possível, porque elas ajudam a eliminar diversas toxinas que impedem a reciclagem do ar de forma mais rápida. A terra precisa estar fofa, além de úmida quando o sol não está batendo.

Ou seja, a rega precisa ser constante, de acordo com a planta. Independente de qual for a lógica por trás do tempo de cada uma, regue à noite. De manhã, pode ser que a água não tenha sido filtrada pela terra a tempo de o sol esquentá-la, o que também acontece durante o dia ou no final da tarde, quando tudo ainda estiver quente. Isso cozinhará a raiz das plantas, portanto, evide.

8 plantas que podem tomar bastante sol sem problemas

Vamos às plantas que deixarão seu jardim ensolarado muito mais bonito.


1. Agave

De origem mexicana e antilhana, a Agave adora sol o tempo inteiro, e isso permite com que a planta cresça até alcançar 2 metros de altura. Suas folhas são compridas, e possuem pequenos espinhos nas pontas. Vai muito bem em jardins amplos e cria um belo ornamento.

2. Babosa

A Babosa, ou Aloe Vera, gosta de muito sol e chega a atingir entre 60 cm e 90 cm de altura. Ela faz parte do grupo das suculentas, e possui um caule pequeno, enquanto suas folhas são compridas e contam com espinhos alarmantes nas pontas. É ideal para deixar o jardim muito mais elegante.

3. Buxinho

Essa planta veio da China, e trata-se de um arbusto que pode chegar a até 5 metros de altura, mas é ótima opção para topiaria. Se preferir, pode ser usada em vasos grandes, desde que a poda seja constante.

4. Espada de São Jorge

Famosíssima no Brasil, a Espada de São Jorge veio da África e adora sol pleno, portanto, deixe-a absorver a luz o tempo inteiro. Suas folhas chegam a 90 cm de altura, e pode ser usada para ornamentar em vasos ou diretamente no chão, em grupos.

5. Evonimo

Planta curiosa que veio do Japão, e que pode chegar entre 2 e 3 metros de altura, com folhas cujas margens tendem a ser em verde mais intenso, e o centro naturalmente amarelado. Muitas pessoas a utilizam como cerca viva.

6. Murta

Outro tipo de folhagem que pode ser usada como cerca viva, a Murta é do sul do Brasil e apresenta um verde forte que pode ser moldado à topiaria. Na primavera, oferece flores brancas com leve perfume adocicado.

7. Pata-de-elefante

A Pata de elefante ganhou esse nome porque seu tronco é enorme, mas somente em sua base, como uma pata do dito cujo. Ela pode chegar a até 5 metros de altura, e apresenta um formato curioso, que se afina à medida em que ganha altura, mas que também oferece densa folhagem, como se estivesse segurando pompons em seus diversos galhos.

8. Piteira

A Piteira adora sol, e sua folhagem também apresenta um verde intenso nas margens enquanto o centro é amarelado. Porém, suas folhas são compridas e tendem a ficar eretas, perfeitas para ornamentar caminhos e bordas de longos jardins, pois chegam a até 2 metros de altura.

Gostou das ideias? Conta para a gente qual foi a sua escolhida e como foi o processo de plantação!

Sair da versão mobile