Plastprime

Dicas para ter um jardim em local pequeno

Ter um jardim em local pequeno é possível! Há muito tempo a população passou a contemplar pequenos pedaços de terra em suas próprias casas, buscando contato com a natureza e retomando a vivência em meio a plantas e flores. Porém, nos últimos anos os espaços se tornaram cada vez menores, e hoje muitas pessoas buscam por opções para continuar a cultivar a natureza.

Pensando sob esse ponto de vista, moderno e necessário, diversas empresas pesquisaram sobre novos tipos de materiais e até mesmo propósitos, sempre visando o bem-estar. Com a pandemia de covid-19, e com as constantes adaptações sofridas em decorrência do isolamento social, o contato com a natureza não foi deixado de lado.

O resultado é uma série de reflexões e soluções para aproveitar os espaços pequenos e, com eles, transformar um simples ponto em um jardim completo.

Ideais para quem tem rotina atarefada

Outro fator que fez toda a diferença nos últimos tempos é a necessidade de algo prático, que não ocupe tanto a rotina de quem quer ter seu próprio jardim, por mais que seu interesse seja grande.

A partir de agora, você vai conhecer algumas boas soluções, simples, mas repletas de direcionamentos com dicas para ter seu próprio jardim em um local pequeno.

Da terra aos vasos, há opção para todo mundo

Jardim para local pequneo em vasos

Os vasos são opções 100% democráticas: há materiais inteligentes, como plásticos feitos a partir do aproveitamento de outros materiais, e há os modelos mais tradicionais, como os feitos com base em barro e até mesmo concreto.

A sua escolha deve ser feita a partir do tamanho do espaço, e do quão necessário será movimentá-los. Ou seja, se precisar carregar muito peso, nada de materiais naturalmente pesados, porque você ainda deverá contar com a carga da terra e da própria planta.

Porém, se o seu caso for o de um espaço pequeno e fixo, aproveite para desenhar bem o aproveitamento do local, pois assim você tem mais chances de aproveitá-lo para, quem sabe, trazer uma frutífera.

Jardins verticais economizam espaço e são charmosos

Se você não tem espaço nenhum disponível, não se preocupe: os jardins verticais existem justamente para quem vive sob esse paradigma. E mais: eles costumam ficar tão bonitos que mesmo as pessoas com mais espaço optam por criá-los.

Para isso acontecer, basta escolher uma parede cuja resistência seja boa o suficiente para aguentar o peso de quantos vasos você quiser (de preferência os de meia-lua), e com a incidência solar seguindo seus desejos.

Por isso, pense muito bem onde será o seu jardim vertical, porque de nada adianta plantar alecrim, por exemplo, se ele não terá contato direto com a luz solar: este tipo de planta precisa de sol.

Quais são as inspirações que você busca para o seu jardim?

Há alguns tipos de inspirações que merecem ser respeitadas, pois trazem mais harmonia para o seu jardim. Se quiser um local que te ajude a relaxar, adote a premissa zen, e inclua pequenos acessórios, como incensos e mini fontes.

Se preferir seguir pela delicadeza, que tal incluir a criação a partir de um jardim oriental? Ou o jardim desértico, mais voltado a plantas resistentes, como cactos e suculentas.

Seja qual for o seu estilo, uma coisa é certa: seguir uma harmonia vai te ajudar a encontrar equilíbrio em meio a plantas e tudo o que escolheu para decorar.

Tenha em mãos um jardim funcional

Por falar em decoração, não se esqueça de que um jardim bem feito é um jardim funcional. Ou seja, você pode ter o menor espaço que puder dispor a este objetivo, mas, ainda assim ele merece a sua atenção no uso de outros objetos, para complementá-lo, aumentar seu valor e criar a sensação de bem-estar que você tanto busca e precisa.

Portanto, uma pequena mesa, com duas cadeiras, é mais do que o suficiente para evidenciar um espaço voltado à saúde. A iluminação, por sua vez, faz todo o sentido, desde que você aposte 
Ou seja, com tudo o que você leu aqui, é bem provável que queira colocar a mão na terra o quanto antes, não é verdade? É por isso que a Plastprime complementa seus planos com sua linha de Casa e Jardim, perfeita para todos os tipos de espaços.

Pense nas dicas que compartilhamos neste artigo e comece a projetar o seu jardim. Visite nossa loja virtual para encontrar tudo que você precisa para seu jerdim!

Sair da versão mobile