Plastprime

Menos carros nas ruas para diminuir as emissões atmosféricas

Responda rápido: qual é um dos grandes problemas ambientais da atualidade? Se você pensou em poluição atmosférica, acertou.

carros

A emissão de gases tóxicos e poluentes está cada vez maior em todo o mundo, acarretando problemas respiratórios e doenças diversas. E também causa enfermidades em nosso planeta, agravando o aquecimento global. Assim, tomar atitudes que diminuam a emissão desses gases – principalmente do CO2 – é algo que cada um pode fazer.

Mas quais são as alternativas? Simples: transporte coletivo, carona solidária, caminhada e bicicleta. Para se ter uma ideia, se você percorre todos os dias 20 km para ir e voltar do trabalho sozinho, em carros pequenos a gasolina (com motor de 1.0 a 1.4), você estará emitindo diariamente cerca de 7,32 kg de CO2 equivalentes. Mas que tal praticar a carona solidária? Se este mesmo carro levar duas pessoas, a emissão individual vai para 3,66 kg de CO2 equivalentes. E se o carro levar quatro pessoas, cai para 1,83 kg! Como se vê, dá pra diminuir bastante sua pegada ecológica. Multiplique isto pela média de 255 dias úteis por ano, e terá feito uma bela economia de gás carbônico. Outra opção é o transporte coletivo.

Uma pessoa percorrendo os mesmos 20 km por dia vai ser responsável pela emissão de somente 1,20 kg de CO2 equivalentes! Mas dá pra melhorar ainda mais este quadro. Se você for de bicicleta, a emissão será ZERO! Isso mesmo, nada de carbono na atmosfera!

SITES E APPs para diminuir o uso de carros

É claro que nem sempre é possível ir de bike pro trabalho, escola ou faculdade. Mas sempre dá pra fazer um planejamento com algumas combinações de transporte pensando na menor emissão de gases.

Nessa hora, a internet é um grande aliado. Há vários serviços que ajudam na missão de pedalar ou programar a carona solidária. “Bike Anjo”, “Onde Pedalar” e “Respeite Um Carro a Menos” são alguns exemplos de sites que dão dicas e estimulam as pessoas a usarem a bike. Para caronas, também há vários sites, como o “Carona Fácil” e o “Caronetas”, este último voltado a empresas cadastradas em que os funcionários podem buscar seu transporte conjunto.

Fora os sites, também já existem vários aplicativos para celulares com estes mesmos objetivos. Mas não é só na hora de se deslocar que o transporte alternativo é importante.

Quando você precisa fazer alguma entrega ou buscar algum material ou documento, também já é possível utilizar entregadores de bicicleta. “EcoBike Courrier”, “SemCO2” e “Courrieros” são apenas alguns exemplos desse tipo de serviço, que está se multiplicando rapidamente por todo o Brasil seguindo a nova tendência de respeito ao meio ambiente.

Então, que tal entrar nesta onda também?

Leia mais blogs como esse em nosso site da Plastprime!

Sair da versão mobile