Minhas plantas estão doentes. O que fazer?

Gostar e cultivar plantas significa ter muita vida e beleza em volta. Mas, de repente, você começa a notar que algumas delas não estão mais tão vistosas e algumas até começam a morrer. Se isso está acontecendo, acenda o sinal de alerta: elas podem estar com alguma doença ou praga. Mas não se preocupe, com um pouco de atenção e dedicação, você consegue fazer seu jardim florescer lindo como sempre.

O primeiro passo é perceber os sintomas: as plantas estão murchas? Estão apodrecidas ou amolecidas? Estão secas? E atenção também ao ambiente: tem excesso ou falta de luz solar? Excesso de vento? A irrigação está sendo feito corretamente? Muitas vezes você pode recuperar a planta somente mudando-a de lugar, proporcionando mais ou menos sol e fazendo uma rega correta (sem muita nem pouca água).

Mas se isso não resolver, é bom investigar melhor, pois suas plantas podem estar com alguma praga ou doença. Os sinais visíveis são folhas manchadas, roídas ou enrugadas.  A planta também pode estar crescendo menos, e algumas partes dela podem morrer antes de estarem crescidas (galhos, folhas, flores).

Os fungos são os causadores de grande parte das doenças, como oídio, míldio, podridão, fumagina e ferrugem, entre muitas outras. Normalmente o recomendado é retirar as partes mais afetadas, dar uma boa lavada nas folhas e usar fungicidas.

Já as pragas mais comuns são infestações de ácaros, pulgões, cochonilhas, lagartas e nematoides. Dependendo do caso, é preciso usar pesticidas ou soluções à base de enxofre, por exemplo.

O mais importante é sempre observar de perto as plantas, identificar os sintomas e procurar a cura mais adequada para cada caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *