O que é Ecologia Industrial?

O conceito de sustentabilidade já é bastante conhecido pela maioria da população, aplicado em diversas esferas da sociedade e diferentes ramos da economia, chegando até mesmo ao setor de construção.

A ecologia industrial surge como um meio para alcançar o desenvolvimento sustentável no cenário industrial, e é esse conceito que abordaremos no artigo de hoje. Confira.

O que é Ecologia Industrial?

A atividade industrial tem alto impacto no meio ambiente, sendo uma grande consumidora de energia, de recursos naturais e, ainda, uma importante emissora de gases de contribuem para o aumento do efeito estufa.

A ecologia industrial considera a atividade do setor e o meio ambiente em conjunto, buscando minimizar os impactos negativos da produção sem reduzir produtividade e lucros. Trata-se da implementação de tecnologias e soluções mais sustentáveis dentro do sistema industrial, indo desde a obtenção da matéria-prima até a expedição do produto final.

Como implementá-la?

A ecologia industrial pode ser abordada sob diferentes aspectos na indústria. Destacamos os seguintes:

  • Priorizar o uso de energias limpas: independentemente do ramo, a atividade industrial é uma grande consumidora de energia. Quando gerada por meio de fontes não renováveis, ou quando sua produção é responsável pela emissão de gases poluentes, o impacto do alto consumo de energia é ainda mais crítico para a saúde do nosso planeta. Quando a indústria prioriza o uso de energias limpas, sendo comprando ou a produzindo localmente, temos uma prática da ecologia industrial.
  • Conclusão dos ciclos de materiais: ao assumir a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos, os fabricantes desses materiais estão cumprindo com a legislação e, também, praticando a ecologia industrial. Ao aplicar um sistema de logística reversa, a indústria dá a destinação aos produtos que chegaram ao fim da vida útil, podendo, esta, ser o descarte adequado ou a reciclagem.
  • Reutilização e reciclagem de resíduos: este pilar pode ser praticado de duas formas. A primeira delas é incentivando a reciclagem de resíduos por meio da disposição de lixeiras próprias para esse fim e conscientização dos colaboradores. A segunda é agregando, aos processos produtivos, matérias-primas de origem reciclada. A PlastPrime por exemplo, produz uma linha de pisos inteligentes que tem como matéria-prima um material proveniente da reciclagem de caixinhas longa vida.

  • Eficiência energética e hídrica: indústrias são grandes consumidores de energia e água. O uso de equipamentos eficientes e até mesmo a remodelação de processos devem ser priorizados, de forma a usar a energia de maneira inteligente e praticar, assim, a ecologia industrial. A eficiência hídrica, a partir de sistemas de reuso de água, é outra ação sustentável que deve ser priorizada.
  • Desmaterialização das atividades: a desmaterialização das atividades compreende o uso de menos recursos materiais físicos para a execução de atividades rotineiras na indústria. O conceito pode ser aplicado a reuniões com fornecedores, que têm a possibilidade de ser feitas online, eliminando a necessidade de deslocamentos e a poluição decorrente desse processo. A adoção de mais sistemas online para gestão de atividades e controle da produção reduz ou, até mesmo, elimina a necessidade do uso do papel, poupando recursos naturais. A desmaterialização é uma prática de ecologia industrial que resulta na modernização dos processos da empresa, também.
  • Uso mais eficiente de recursos e matéria primas: a aplicação mais eficiente de matérias-primas reduz o impacto ambiental da retirada das mesmas do meio ambiente, e pode vir como resultado de uma melhoria de processo, novos métodos de produção e outras ações.

O conceito de ecologia industrial já é mais conhecido fora, e está, aos poucos, ganhando espaço no Brasil. Ao considerar o tamanho do território e a força do nosso setor industrial, é de extrema importância que os fabricantes brasileiros conheçam e incorporem as práticas de ecologia industrial na sua rotina. Nosso planeta e as futuras gerações agradecem!

E então, ficou com alguma dúvida sobre o que é ecologia industrial? Sua empresa já pratica esses princípios? Conte para a gente nos comentários e até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *